Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Destaques Destaque
13 de setembro de 2016
Setembro Verde: um incentivo à doação de órgãos

Setembro Verde: um incentivo à doação de órgãos

A doação de órgãos e tecidos é um gesto de amor. Para informar e conscientizar sobre a importância deste gesto. Foi instituído por lei – Lei Nº 15.463, de 18 de Junho de 2014 – que setembro seria o mês dedicado a isso, recebendo a denominação de Setembro Verde.

Sabendo da importância deste mês, a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO) criou a campanha Brasil Verde, que iluminará pontos turísticos e prédios importantes de cidades brasileiras.

No Rio de Janeiro, durante todo o mês de setembro o prédio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), no Centro da cidade, estará iluminado de verde. Mas você também pode fazer parte do Setembro Verde!

Com a campanha Doe+Vida, do Programa Estadual de Transplantes, as pessoas que querem se declarar doadoras podem registrar este desejo virtualmente. No site www.doemaisvida.com.br é possível se registrar no Cadastro Estadual de Doadores de Órgãos. Ao se cadastra é possível compartilhar esta vontade com seus familiares.

Isso é importante já que a legislação brasileira determina que somente familiares diretos podem autorizar a doação de órgãos de pacientes com morte encefálica. Não existe nenhum documento que possa ser deixado, em vida, para garantir a doação. Desta forma, declarar a vontade de ser doador entre as famílias é a melhor forma de fazer com que a vontade seja conhecida e respeitada.

A decisão de doar órgãos, sempre é bom repetir, é um gesto de amor que ajuda a salvar vidas e leva esperança para muitas pessoas. Mas declarar sua vontade é uma forma de apoiar e divulgar este gesto de solidariedade. Basta dizer sim! Converse com sua família e compartilhe esta ideia. Vida a gente curte. E compartilha.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!