21 de setembro de 2016
RAP da Saúde: protagonismo juvenil em ações educativas
Música, teatro, atividades lúdicas e muita criatividade. É assim que o RAP da Saúde leva informações sobre saúde para outros jovens e adultos no Rio de Janeiro. Com paródias de músicas famosas, peças de teatro divertidas e diversas outras ações, o RAP – Rede de Adolescentes Promotores da Saúde – participa de eventos em unidades de saúde, visitas à escolas e ações na rua. O Objetivo, levar informações de um jeito que todos possam entender e trazer os jovens para as unidades de saúde, onde o foco é a prevenção dos problemas e não somente o tratamento deles.
A ação teve início em 2007, por meio de uma parceria entre a Prefeitura do Rio de Janeiro e a ONG CEDAPS (Centro de Promoção da Saúde) e foi institucionalizado na Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro em julho de 2015. Hoje, o projeto conta com 240 jovens no Rio de Janeiro e já trouxe melhorias na relação das unidades de saúde com os adolescentes.
Em cada uma das cinco unidades em que o RAP está presente há um coordenador, um jovem dinamizador, que planeja as atividades e ajuda a coordenar o grupo, e os jovens multiplicadores. Todos os meses eles recebem temas importantes como tabagismo, aleitamento materno e doenças sexualmente transmissíveis e propõem formas interessantes de abordar esses temas e conscientizar a população sobre eles.
Palestra para as crianças
Quem entra para o projeto passa por cursos de capacitação, com informações relevantes sobre saúde e habilidades em comunicação. Depois de estarem capacitados, os jovens buscam estimular a participação de seus colegas em discussões relevantes, como debates sobre o vírus HIV e o tabagismo.
Ação "Troque o cigarro por uma fruta"
“A gente se sente mais útil, temos contato com a sociedade e podemos ajudar, passar as informações. Esse contato é importante pra vermos se nossa linguagem está boa, se a população está entendendo bem as informações que passamos”, afirmam os participantes do projeto. A comunidade em que estão inseridos passa a vê-los como referência, indo até esses jovens para procurar informações e ajuda na área da saúde. E eles buscam melhorar todos os dias, sempre procurando novidades e informações relevantes para a população.
O único pré-requisito para fazer parte do RAP da Saúde é ter entre 14 e 24 anos e, é claro, ter muita vontade de aprender. Quer saber mais sobre eles? É só acessar o
site do projeto e dar uma olhada nos
vídeos deles.