Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Destaques Destaque
21 de setembro de 2016
RAP da Saúde: protagonismo juvenil em ações educativas


Música, teatro, atividades lúdicas e muita criatividade. É assim que o RAP da Saúde leva informações sobre saúde para outros jovens e adultos no Rio de Janeiro. Com paródias de músicas famosas, peças de teatro divertidas e diversas outras ações, o RAP – Rede de Adolescentes Promotores da Saúde – participa de eventos em unidades de saúde, visitas à escolas e ações na rua. O Objetivo, levar informações de um jeito que todos possam entender e trazer os jovens para as unidades de saúde, onde o foco é a prevenção dos problemas e não somente o tratamento deles.

A ação teve início em 2007, por meio de uma parceria entre a Prefeitura do Rio de Janeiro e a ONG CEDAPS (Centro de Promoção da Saúde) e foi institucionalizado na Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro em julho de 2015. Hoje, o projeto conta com 240 jovens no Rio de Janeiro e já trouxe melhorias na relação das unidades de saúde com os adolescentes.

Em cada uma das cinco unidades em que o RAP está presente há um coordenador, um jovem dinamizador, que planeja as atividades e ajuda a coordenar o grupo, e os jovens multiplicadores. Todos os meses eles recebem temas importantes como tabagismo, aleitamento materno e doenças sexualmente transmissíveis e propõem formas interessantes de abordar esses temas e conscientizar a população sobre eles.


Palestra para as crianças

Quem entra para o projeto passa por cursos de capacitação, com informações relevantes sobre saúde e habilidades em comunicação. Depois de estarem capacitados, os jovens buscam estimular a participação de seus colegas em discussões relevantes, como debates sobre o vírus HIV e o tabagismo.


Ação "Troque o cigarro por uma fruta"


“A gente se sente mais útil, temos contato com a sociedade e podemos ajudar, passar as informações. Esse contato é importante pra vermos se nossa linguagem está boa, se a população está entendendo bem as informações que passamos”, afirmam os participantes do projeto. A comunidade em que estão inseridos passa a vê-los como referência, indo até esses jovens para procurar informações e ajuda na área da saúde. E eles buscam melhorar todos os dias, sempre procurando novidades e informações relevantes para a população.

O único pré-requisito para fazer parte do RAP da Saúde é ter entre 14 e 24 anos e, é claro, ter muita vontade de aprender. Quer saber mais sobre eles? É só acessar o site do projeto e dar uma olhada nos vídeos deles.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!