Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Destaques Destaque
22 de setembro de 2016
Primavera: momento de intensificar a prevenção à dengue, chikungunya e zika

Primavera: momento de intensificar a prevenção à dengue, chikungunya e zika

Você já percebeu que os dias estão, aos poucos, ficando mais longos? O sol tem aparecido mais cedo e a noite tem demorado mais para chegar. Estas mudanças sutis indicam a chegada da primavera. A estação começou na quinta-feira, dia 22 de setembro. Conhecida como estação das flores, é nela que acontece o florescimento de várias espécies de plantas. A função deste florescimento é o início da época de reprodução de muitas espécies de árvores e plantas. Além disso, a primavera marca a transição do inverno para o verão.

Mas o momento deve ser de reprodução de espécies de árvores e plantas, não do Aedes aegypti, não é mesmo? Ou justamente no momento em que a natureza fica mais bela você vai deixar crescer o perigo da dengue da zika e da chikungunya? Claro que não! Portanto, este é o momento de intensificar as medidas de prevenção e controle.

As ações de combate ao mosquito transmissor das três doenças devem fazer parte da rotina das quatro estações do ano, mas é na primavera que a atenção deve ser redobrada. Afinal, ela indica a aproximação do verão, que é quando os casos destas doenças costumam aumentar. Se você já vinha fazendo isso, ótimo, se não vinha, não perca tempo. Inclua este hábito na sua rotina a partir de agora.

Os ovos do Aedes aegypti sobrevivem cerca de um ano e meio em ambiente seco. Para eclodir, a larva do mosquito precisa de água, e se o recipiente em que ela estiver – uma garrafa ou um pneu, por exemplo – não for eliminado, o ovo ficará ali, esperando pela água. Identificar e eliminar possíveis criadouros de mosquito é, portanto, fundamental para afastar o risco de uma epidemia de dengue, chikungunya e zika.

Isso é ainda mais importante na primavera, já que a chegada do calor indica, também, a aproximação do período de chuva. Ou seja, a partir de agora o perigo aumenta. Por isso, é preciso verificar, além dos locais em que elas possam cair e se acumular, outros ambientes, internos ou externos, de sua casa e identificar objetos que possam acumular água. Mas, importante: isso deve ser feito semanalmente!

Pode parecer pouco, mas este intervalo é determinado pelo ciclo de vida do mosquito transmissor da dengue. Como este ciclo leva, do ovo até a fase adulta, cerca de 7 a 10 dias, se a verificação e eliminação dos criadouros forem realizadas uma vez por semana, será possível evitar o nascimento de novos mosquitos. Faça sua parte e aproveite a primavera!

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!