Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Destaques Destaque
03 de outubro de 2016
Outubro rosa: conscientização e informação são fundamentais para o controle do câncer de mama

Outubro rosa: conscientização e informação são fundamentais para o controle do câncer de mama

O segundo tipo de câncer que mais atinge as mulheres. Esta informação já mostra o quão sério é o câncer de mama, mas os números dão a dimensão do problema. No Brasil, excluídos os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama também é o mais incidente em mulheres de todas as regiões, exceto na região Norte, onde o câncer do colo do útero ocupa a primeira posição. Para o ano de 2016 foram estimados 57.960 casos novos, que representam uma taxa de incidência de 56,2 casos por 100 mil mulheres.

Por tudo isso, o controle do câncer de mama é hoje uma prioridade da agenda de saúde do país e integra o Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) no Brasil. Para o controle do câncer de mama, destaca-se a importância de ações que ampliem o acesso à informação e a práticas preventivas. E se informação é importante, outubro também.

Outubro rosa

Você já deve ter ouvido falar do outubro rosa. Este é um movimento internacional que busca conscientizar sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama, assim como mostrar a luta e a superação de mulheres que já passaram ou que estão passando pelo tratamento. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama.

O Outubro Rosa foi concebido em 1997, nas cidades de Yuba e Lodi, na Califórnia (EUA). O movimento se caracteriza por colorir de rosa – cor símbolo da luta contra o câncer de mama, ambientes de acesso público. A mobilização mundial, símbolo da luta contra o câncer de mama, foi trazida para o Brasil em 2008.

O câncer de mama

O câncer de mama se caracteriza pela proliferação anormal, de forma rápida e desordenada, das células do tecido mamário. Em seu funcionamento normal, o corpo substituiu as células antigas por células novas e saudáveis, mas mutações genéticas podem alterar a habilidade da célula de manter sua divisão e reprodução sob controle, produzindo células em excesso, formando o tumor.

Um tumor pode ser benigno (não perigoso para a saúde) ou maligno (tem o potencial de ser perigoso). Os benignos não são considerados cancerígenos: suas células têm aparência próxima do normal. Elas crescem lentamente e não invadem os tecidos vizinhos, nem se espalham para outras partes do corpo. Já os tumores malignos são cancerosos. Caso suas células não sejam controladas, podem crescer e invadir tecidos e órgãos vizinhos, eventualmente se espalhando para outras partes do corpo.

O câncer de mama é um tumor maligno que geralmente começa nas células do epitélio que reveste a camada mais interna do ducto mamário. Mais raramente, o câncer de mama pode começar em outros tecidos, tais como o adiposo e o fibroso da mama. Ele pode ser "in situ", aquele em que ainda não há risco de invasão e metástase, com chances de cura de aproximadamente 100%. Mesmo os tumores invasivos (quando invadem a membrana basal da célula) podem ser curados se o diagnóstico for estabelecido em fase precoce.

Prevenção

A prevenção primária do câncer de mama está relacionada ao controle dos fatores de risco conhecidos e à promoção de práticas e comportamentos considerados protetores. Os fatores hereditários e os associados ao ciclo reprodutivo da mulher não são, em sua maioria, modificáveis, mas há fatores como excesso de peso corporal, consumo de álcool e terapia de reposição hormonal, que podem, e devem, sem modificados.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que, por meio da alimentação, nutrição, atividade física e gordura corporal adequados, é possível reduzir em até 28% o risco de a mulher desenvolver câncer de mama no Brasil. Como medidas que podem contribuir para a prevenção primária da doença, estimula-se, portanto, praticar atividade física regularmente, manter o peso corporal adequado, adotar uma alimentação mais saudável e evitar ou reduzir o consumo de bebidas alcóolicas. Amamentar é também um fator protetor.

Detecção precoce

Como o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura, é muito importante que as mulheres, independentemente da idade, conheçam seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. Ao identificarem alterações suspeitas, devem procurar imediatamente um serviço de saúde para avaliação profissional. Além disso, é recomendado que a mulher faça exames de rotina de acordo com a sua idade.

No Brasil, as orientações são para que mulheres com idade entre 40 e 49 anos realizem o exame clínico da mama anualmente. Mulheres de 50 a 69 anos devem realizar exame clínico das mamas anualmente e mamografia a cada dois anos. Já mulheres com risco elevado para câncer de mama – caso de câncer de mama masculino na família; parente de primeiro grau que teve câncer de mama antes dos 50 anos; parente com câncer de mama bilateral, nas duas mamas, ou no ovário, em qualquer idade – devem conversar com o médico para avaliação do risco e decidir a conduta a ser adotada.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!