07 de novembro de 2016
Dia Mundial do Diabetes: conheça os sinais da doença e saiba como preveni-la
Estima-se que, em todo o mundo, 387 milhões de pessoas tenham diabetes. Ainda de acordo com estimativas, em 2035 serão 471 milhões. Cerca de 80% destas pessoas vivem em países em desenvolvimento, onde a epidemia tem maior intensidade e há crescente proporção de pessoas acometidas em grupos etários mais jovens.
Diabetes é uma doença na qual o nível de um açúcar, chamado glicose, está alto no sangue. Isso ocorre pela deficiência de insulina, uma substância (hormônio) produzida pelo pâncreas, órgão localizado no abdome, atrás do estômago. A principal função da insulina é fazer com que o açúcar proveniente dos alimentos possa entrar nas células e seja transformado em energia. Como no diabetes o açúcar não consegue entrar nas células, sua quantidade aumenta no sangue, causando a hiperglicemia (glicose elevada no sangue). Esta é a principal manifestação da doença.
As razões para o número de diabéticos estar aumentando se explica por diferentes fatores. Crescimento e envelhecimento populacional, maior urbanização e a progressiva prevalência de obesidade e do sedentarismo. Por isso, tão importante quanto ter informações sobre diabetes é saber quais as práticas que podem ajudar a prevenir a doença.
Entre estas práticas está a redução de hábitos como fumar e beber. É importante, também, praticar atividade física regular e moderada, ter uma alimentação saudável e balanceada e adotar um estilo de vida ou comportamento menos estressante.
Sinais de alerta para diabetes
- Aumento do volume de urina
- Aumento de apetite
- Aumento da sede e de ingestão de líquidos
- Perda acentuada de peso
- Cansaço
- Visão turva
- Demência
- Infecções na gengiva
- Feridas de difícil cicatrização
Boas práticas para prevenção de doenças
- Manter uma alimentação regular balanceada e saudável, rica em legumes, frutas e verduras, evitando o abuso de frituras e produtos industrializados
- Ingerir pelo menos 2 litros de água por dia
- Cuidar da higiene no preparo dos alimentos antes de ingeri-los
- Praticar atividade física regular e moderada de acordo com a idade e sob supervisão
- Evitar tabaco, álcool, drogas e estresse
- Visitar o médico ou serviço de saúde regularmente para exames ou avaliação de rotina
- Manter-se atualizado sobre a doença
- Evitar a automedicação e respeitar as prescrições médicas
- Manter hábitos saudáveis de higiene corporal e bucal
Para quem já tem diabetes há ainda as recomendações:
- Uso de calçados e meias adequados ao seu tamanho, sem emendas, confortáveis e que protejam seus pés, evitando chinelos e sandálias abertas. Além disso, inspecionar o interior dos calçados fechados antes de usá-los pois podem conter pequenos objetos que possam vir a machucá-lo
- Use algum documento que o identifique como portador de diabetes em caso de emergência
- Fazer a monitorização glicêmica domiciliar diária do sangue