Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Destaques Destaque
12 de abril de 2017
Febre amarela: perguntas e respostas sobre a dose única da vacina

Febre amarela: perguntas e respostas sobre a dose única da vacina

Conforme o Ministério da Saúde anunciou na última quinta-feira (5/4), a orientação sobre a vacina contra a febre amarela mudou. Seguindo a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil adotou o esquema vacinal de uma única dose. De acordo com a medida, válida a partir deste mês de abril, as pessoas que já tomaram uma dose, não precisam se vacinar mais contra a febre amarela ao longo da vida.

A vacina contra febre amarela é altamente eficaz e segura para o uso, mas é natural que a mudança de orientação, justamente em um momento em que alguns estados enfrentam surtos da doença, levante dúvidas. Por isso, listamos abaixo algumas questões que foram respondidas pelo próprio Ministério da Saúde. Confira:

Qual é a principal mudança em relação à vacina contra a febre amarela?

Não será mais preciso tomar duas doses da vacina de febre amarela para ficar imunizada para toda a vida contra a doença. Uma única dose da vacina será suficiente para isso.

Se já tomei uma dose da vacina anterior à mudança, preciso tomar outra dose agora?

Não. O que muda é que antes a população era orientada tomar um reforço da vacina. Agora, o Ministério da Saúde recomenda apenas uma dose ao longo da vida.

Tomei a primeira dose que estava no esquema anterior, estou imunizado ou preciso completar o esquema vacinal anterior que era de duas doses?

O que foi retirado do esquema vacinal anterior é justamente a segunda dose, considerada como reforço para a imunização. Se você tomou apenas uma dose da vacina, passará a estar com o esquema completo e não precisa mais tomar essa segunda dose.

A vacina mudou?

A vacina não mudou. A vacina do esquema anterior é exatamente a mesma que está disponível agora. Apenas mudou o número de doses necessárias para garantir a imunização contra a febre amarela. O Ministério da Saúde adotou a recomendação da OMS que indica que apenas uma dose da vacina é necessária para prevenir contra a febre amarela.

Além da mudança na dose, mudou também o público-alvo da vacina? Quem deve se vacinar contra a febre amarela?

Não há mudança no público-alvo. Devem se vacinar contra a febre amarela pessoas que moram nas áreas de recomendação da vacina ou que viajam para essas localidades que não tomaram nenhuma dose da vacina. Quem já tomou uma ou mais doses não precisa ser vacinado.

Quais são as áreas de recomendação para a vacinação contra a febre amarela?

A vacinação de rotina para febre amarela é ofertada em 19 estados (Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Bahia, Maranhão, Piauí, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina) com recomendação para imunização.

Na Bahia, Piauí, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a vacinação não ocorre em todos os municípios. Além das áreas com recomendação, neste momento, também está sendo vacinada de forma escalonada a população do Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Todas as pessoas que vivem nos locais chamados de área de recomendação devem tomar uma dose da vacina ao longo da vida.

Qual a orientação para turistas estrangeiros que visitam as áreas de recomendação de vacina no Brasil com as mudanças?

Tanto para turista quanto para a população, o novo esquema é o mesmo. É necessária apenas uma dose da vacina contra a febre amarela para a imunização.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!