Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Destaques Destaque
18 de junho de 2013
Festival de Lutas pretende nocautear o avanço do crack entre jovens

Festival de Lutas pretende nocautear o avanço do crack entre jovens

Evento reúne lutadores de judô, jiu-jitsu, MMA, boxe e luta olímpica para conscientizar sobre os riscos da droga. Acostumados a enfrentar desafios no tatame ou no ringue, um grupo de 36 lutadores agora vai se deparar com um novo tipo de confronto. O adversário da vez é o crack – droga que se espalha consumindo vidas em todo o Brasil. Eles estarão reunidos no Festival de Lutas Contra o Crack, que acontece no próximo domingo, dia 23 de junho, no Tijuca Tênis Clube. Os ingressos custam um quilo de alimento não perecível e estarão disponíveis no clube a partir da próxima quarta-feira, dia 19 de junho, das 11h às 17h.

Ao todo, serão 18 lutas de cinco modalidades: três de judô, três de boxe, três de luta olímpica, três de jiu jitsu e cinco de MMA. Entre os destaques estão o judoca Flávio Canto, que será homenageado e o lutador Leo Leite, que faz sua estreia no MMA, depois de somar 10 títulos de campeão brasileiro e dois de campeão mundial de jiu-jitsu, além de ser tricampeão panamericano e campeão sul-americano de judô.

O evento é o primeiro de uma série de ações que tem como meta principal sensibilizar e informar a população, sobretudo o público jovem, através do esporte e da cultura para os riscos do uso do crack. A iniciativa é fruto de uma parceria do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através das secretarias de Saúde, Prevenção a Dependência Química, Educação, Segurança e Esporte e Lazer. O evento também conta com a participação das prefeituras e a da produtora Furacão 2000.

Crack em números - O Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (LENAD), realizado em 2012, entrevistando 4.607 pessoas de 14 anos de idade ou mais em suas residências, revelou que cerca de 150 mil adolescentes no Brasil já utilizaram a droga pelo menos uma vez na vida, e outros 18 mil já fizeram uso dela no último ano. Quase metade dos usuários (45%) experimentaram pela primeira vez antes dos 18 anos de idade. Além dos números, a pesquisa mostra ainda que há uma relação entre a precocidade do uso e o aumento do risco de desenvolvimento de dependência e de outras doenças psiquiátricas.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!