Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Destaques Destaque
24 de junho de 2013
Vitória contra o crack: Festival de Lutas mostra a importância do esporte como aliado no combate às drogas


O Festival de Lutas contra o Crack realizado neste domingo (23) foi marcado pela vitória da superação e da vontade de acabar com uma droga que se espalha, consumindo vidas em todo Brasil. Ao todo, 36 lutadores de cinco modalidades diferentes participaram do festival, oferecendo ao público que encheu o ginásio do Tijuca Tênis clube lutas sensacionais. Foram 18 lutas de judô, jiu-jitsu, MMA, boxe e luta olímpica para conscientizar sobre os riscos da droga.

Presenças Olímpicas – Grandes medalhistas olímpicos do Brasil também estiveram no Festival mostrando que o esporte é excelente aliado no combate ao crack. Com duas medalhas de bronze, uma de prata e uma de ouro conquistadas nas Olimpíadas de Atenas (2004) e nos Jogos Pan Americanos de Mar del Plata (1995), Winnipeg (1999) , e Santo Domingo (2003), o judoca Flávio Canto foi o atleta homenageado no Festival.

- A Luta contra o crack é uma luta de todos nós. E tenho certeza de que o esporte é uma grande ferramenta para combater essa droga. O esporte leva a caminhos que fazem com que as crianças e adolescentes busquem um meio de prazer mais saudável, além de ensinar valores como dedicação, respeito e superação. É uma honra vestir essa camisa – disse o atleta.


Sensação nas Olimpíadas de Londres (2012), conquistando medalha de prata e bronze no boxe, os irmãos Esquiva e Yamaguchi Falcão fizeram uma luta de apresentação, levantando o público ao redor do ringue. Para Yamaguchi o esporte dá disciplina, o que faz crianças e adolescentes ficarem longe das drogas.

- Queremos avisar para todas as mães e todos os pais que façam com que seus filhos pratiquem esporte. O esporte ajuda muito na educação das crianças e adolescentes, os mantém longe de drogas como o crack, que destrói muitas vidas – disse.

Com ídolos – O adolescente João de Souza, de 15 anos, saiu do festival feliz. O menino é fã de lutas desde pequeno, incentivado pelo pai, juiz de boxe e MMA. Quando se viu na frente dos irmãos Falcão, ficou emocionado por ter realizado um sonho. O menino acompanha os irmãos antes mesmo da conquista das medalhas.

- Fiquei muito feliz, tirei fotos, conversei um pouco com eles. O esporte proporciona esses bons momentos. Pelo fato de sempre ter praticado luta e agora futebol, nunca pensei em usar drogas, muito menos o crack. Não vou usar algo que eu sei que vai me fazer mal – afirmou o menino.

O Festival de Lutas contra o Crack é o primeiro de uma série de ações que tem como meta principal sensibilizar e informar a população, sobretudo o público jovem, através do esporte e da cultura para os riscos do uso do crack. A iniciativa é fruto de uma parceria do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através das secretarias de Saúde, Prevenção a Dependência Química, Assistência Social e Direitos Humanos, Educação, Segurança e Esporte e Lazer. O evento também conta com a participação das prefeituras e a da produtora Furacão 2000.


- A saúde pública tem se envolvido muito com a questão do crack porque é uma droga com efeitos avassaladores que destrói pessoas e famílias. E o esporte é um grande eixo de comunicação, mostrando que há outras formas de diversão, que não vale a pena usar uma droga que mata em tão pouco tempo. – disse o secretário de Estado de Saúde Sérgio Côrtes.

Primeira vitória - O evento também foi especial para o lutador Léo Leite. Depois de muitas conquistas no Judô e no Jiu Jitsu, Léo fez sua estreia no MMA, encerrando o card de lutas, com vitória por nocaute técnico em cima de Rodolfo “Mutante” de Souza.

- Me preparei para lutar os três rounds, mas o resultado foi muito melhor do que eu esperava. Estou muito feliz porque minha estreia no MMA foi num evento com uma causa tão importante – contou o lutador.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!