Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Destaques Destaque
06 de novembro de 2017
Novembro azul: a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata

Novembro azul: a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata

Mudaram-se o mês e a cor, mas o alerta sobre a importância do diagnóstico precoce continua. O Novembro Azul, internacionalmente dedicado às ações relacionadas de combate às doenças masculinas, reforça a preocupação aos casos de câncer de próstata, o segundo mais comum entre os homens. A Secretaria de Estado de Saúde (SES) disponibiliza atendimento especializado no Centro de Atenção à Saúde do Homem, que conta com serviços de prevenção das doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), doenças da próstata, planejamento familiar, tratamento para disfunção sexual, além de pequenas e médias cirurgias.

- Culturalmente, as mulheres se preocupam mais com a saúde do que os homens, mas essa realidade precisa mudar. Nós buscamos essa mudança oferecendo um serviço completo, que abrange consultas, exames e cirurgias. Tudo sob a responsabilidade de profissionais de excelência. Outra boa notícia é que entre os dias 21 e 24 de novembro vamos promover a Semana da Saúde na Cinelândia e teremos atendimento com urologistas, no ano passado o serviço consultou mais de 1.000 pacientes, que foram encaminhados para tratamento quando houve necessidade – anunciou o secretário de Estado de Saúde, Luiz Antonio Teixeira Jr.

O coordenador do projeto e professor titular de urologia da UERJ, Ronaldo Damião, ressalta a importância de o homem estar atento aos sinais e sintomas da doença e também de se preocupar em realizar seu check-up, mesmo sem a suspeita, já que o câncer de próstata, em sua fase inicial, tem uma evolução silenciosa.

- O câncer de próstata atinge cerca de 70 mil novas pessoas a cada ano no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde. Entre os tipos de cânceres, ele está atrás apenas do de pele não-melanoma e mata de 12 a 15 mil pessoas ao ano, em nosso país, porém, isto não costuma ocorrer rapidamente. Por isso a importância do homem, a partir dos 50 anos, ou 45 para os que têm histórico familiar, procurar o serviço especializado e se manter em alerta – enfatiza Damião.

De acordo com o médico, o medo de ser diagnosticado ainda impede que muitos indivíduos procurem um atendimento na rede de saúde. Com o avanço do tempo de vida do homem, os casos da doença têm sido detectados com mais frequência, mas é possível diagnosticar mais precocemente. Quanto antes o homem procurar um atendimento médico, maior é a possibilidade de cura.

- A doença, em qualquer nível que esteja, pode ser tratada. É bom lembrar que o câncer de próstata é um dos tipos de câncer com maior chance de cura com os recursos que temos disponíveis hoje, apesar de a taxa de mortalidade ainda ser expressiva. É possível oferecer qualidade de vida a esses pacientes em qualquer fase do tratamento – comenta Damião.

O coordenador ainda ressalta que o homem deve cuidar da saúde antes mesmo da detecção de doenças mais graves.

- Importante que o homem visite anualmente o urologista e, além do acompanhamento médico, insira hábitos saudáveis em sua rotina, como a realização de exercícios físicos e o consumo de uma alimentação equilibrada. Há estudos que apontam que uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, pode ajudar a diminuir o risco de um câncer – ressalta Damião.

O médico reforça que o check-up periódico é uma das estratégias mais importantes para que o diagnóstico seja rápido e faça a diferença.

- Se toque, é preciso fazer o seu check-up. Se você quer ter a oportunidade de ver seus netos crescerem e se formarem, é preciso cuidar de sua saúde e garantir a longevidade – finaliza o médico.

Sinais e sintomas – Mesmo que não apresente nenhum sintoma, todo homem deve procurar um médico para realizar um check-up após os 50 anos. Caso apresente sintomas como urinar com frequência maior que a normal; levantar várias vezes à noite para urinar ou urinar sangue, é preciso procurar um urologista imediatamente.

Tratamento – Para doença localizada, há, em geral, indicação de cirurgia ou radioterapia. Para doença localmente avançada, utiliza-se a radioterapia e hormonioterapia. Para doença metastática (quando o tumor original já se espalhou para outras partes do corpo), o tratamento de eleição é a terapia hormonal. Cabe ressaltar que o melhor a se fazer é o indicado pelo médico que faz o acompanhamento do paciente.

Centro de Atenção à Saúde do Homem – Desde 2011, o projeto oferece prevenção das doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), doenças da próstata, planejamento familiar, tratamento para disfunção sexual, além de pequenas e médias cirurgias. O paciente que necessitar do serviço deve procurar Clínicas da Família, Centros Municipais ou Postos de Saúde, onde será obtido um encaminhamento e será feito agendamento através da Central Estadual de Regulação (CER), que recebe pacientes de todo o Estado do Rio. Só em 2016, o Centro de Atenção à Saúde do Homem realizou quase 7 mil consultas e 850 cirurgias. Os atendimentos mais comuns são consultas com urologista e procedimentos como vasectomia e cirurgias da próstata.

A unidade fica na Policlínica Piquet Carneiro, na Av. Marechal Rondon, 381, no bairro São Francisco Xavier, e funciona interligada ao Hospital Universitário Pedro Ernesto.

 

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!