Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Destaques Destaque
13 de novembro de 2017
V Campanha Nacional de Hanseníase, Verminoses, Tracoma e Esquistossomose

V Campanha Nacional de Hanseníase, Verminoses, Tracoma e Esquistossomose

Estudantes na faixa etária de 5 a 14 anos de idade, matriculados em escolas públicas de municípios brasileiros com maior vulnerabilidade social e elevado risco de adoecimento para Hanseníase, Verminoses, Tracoma e Esquistossomose. Este é o público alvo da V Campanha Nacional de Hanseníase, Verminoses, Tracoma e Esquistossomose. A campanha, proposta pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS), tem, entre os objetivos, identificar casos suspeitos de hanseníase e encaminhar os casos e seus contatos positivos para tratamento.

Para detectar os casos de hanseníase é utilizado um formulário denominado ficha de autoimagem, o qual os estudantes levam para casa pais ou responsáveis e o devolvem à escola. As fichas são triadas pelos profissionais de saúde e os casos com lesões suspeitas de hanseníase são encaminhados à unidade de saúde para avaliação e início do tratamento em caso de confirmação diagnóstica.

As atividades da campanha abrangem ainda, orientações aos professores e escolares, sobre as doenças a serem trabalhadas na ação e mobilização da comunidade. Para tanto, será utilizado material didático confeccionado pelo Ministério da Saúde.

A realização da campanha integrada no ambiente escolar tem se mostrado uma estratégia efetiva para alcançar os objetivos propostos. Isso foi evidenciado, com base nos resultados obtidos nas quatro primeiras campanhas, com a ampliação do número de municípios participantes e das coberturas de tratamento.

Os municípios prioritários devem formalizar a adesão por meio do preenchimento do Formulário Eletrônico - FormSUS Adesão, disponível neste link, no período de 2 de outubro a 30 de novembro de 2017. Outros municípios que desejarem realizar as ações como propostas como espontâneos, deverá formalizar a adesão com a utilização desse mesmo link, durante todo o período previsto para execução da Campanha.

Confira baixo material e documentos relacionados à V Campanha Nacional de Hanseníase, Verminoses, Tracoma e Esquistossomose.

Informe Tecnico e Operacional - V Campanha Nacional de Hanseniase Verminoses Tracoma e Esquistossomose

Instrutivo de preenchimento - Adesao a V Campanha Nacional de Hanseniase, Verminoses, Tracoma e Esquistossomose (2)

Municipios prioritarios - RJ - V Campanha Nacional de Hanseniase, Verminoses, Tracoma e Esquistossomose em escolares

Ofício 1040.SEI.2017.SVS.MS - RJ - V Campanha Nacional de Hanseniase, Verminoses, Tracoma e Esquistossomose em escolares

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!