Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Destaques Destaque
06 de dezembro de 2017
Dezembro Laranja: previna-se contra o câncer de pele

Dezembro Laranja: previna-se contra o câncer de pele

O câncer da pele é o tipo da doença mais incidente no Brasil. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), são 176 mil novos casos a cada ano. Diante disso e com a intenção de estimular a população na prevenção e no diagnóstico deste tipo de câncer da pele, em 2014 a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) deu iniciou ao movimento de combate ao câncer da pele batizado “Dezembro Laranja”. Este ano, o tema da campanha é “Se exponha mas não se queime” e, pela primeira vez, continuará durante todo o verão.

O objetivo é conscientizar e educar as pessoas sobre os riscos do câncer da pele decorrentes da exposição excessiva ao sol sem proteção, lembrando que filtro solar não é o único cuidado contra a radiação ultravioleta. A mensagem visa atingir, sobretudo, quem trabalha sob o sol ou ao ar livre, bem como as pessoas em seu cotidiano profissional e em momentos de lazer.

A recomendação é de que usem equipamentos de proteção individual (EPI): chapéus de abas largas, óculos escuros, roupas de cubram boa parte do corpo e protetores solares com fator mínimo de proteção solar (FPS) 30. A hidratação constante também faz parte dessas medidas fotoprotetoras, sem esquecer de evitar os horários de maior insolação: das 10h às 16h.

Campanha

Entre as iniciativas previstas, estão a divulgação de peças publicitárias na internet (Facebook, Instagram e site), com concentração durante o mês de dezembro, que alertam sobre a incidência do câncer da pele e dão dicas de proteção. As mensagens serão dadas pelos personagens Dr. e Dra. Pele, e todas as peças virão marcadas com a hashtag #DezembroLaranja e #ControleoSol. O público interessado também poderá divulgar a campanha nas redes sociais, customizando a foto de perfil, postar o texto com fundo laranja no Facebook ou usar o filtro laranja do Stories no Instagram.

Ações no Rio

Assim como em anos anteriores, personagens e lideranças em suas áreas de atuação participarão do movimento vestindo a cor laranja e monumentos nacionais serão iluminados com a cor símbolo da campanha, frisando o compromisso com as medidas protetoras. O Dezembro Laranja chegará ainda aos estádios de futebol e ao carnaval carioca, representado pela tradicional bateria da Escola de Samba Portela que, pelo segundo ano, vestirá camisetas na cor laranja em seus ensaios e na sua tradicional Feijoada, a ser realizada no primeiro fim de semana de dezembro.

Ações no RioZoo, AquaRio e Paineiras também estão previstas para ocorrer em dezembro, além da presença do Papai Noel Laranja que vai distribuir folhetos, desenhos temáticos para colorir e gibis da Turma da Mônica para as crianças. Um filme de animação sobre a fotoproteção será exibido durante o mês em diferentes cinemas, expandindo a campanha pelo país.

Leia mais

Dezembro Laranja: saiba mais sobre o câncer de pele

Dezembro Laranja: como escolher e usar o protetor solar

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!