Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Destaques Destaque
20 de agosto de 2013
Secretaria de Estado de Saúde apresenta plano de ação contra Tuberculose e AIDS


Doenças de contaminação e tratamentos distintos, a tuberculose e a AIDS andam mais juntas do que se imagina. As duas apresentam um cenário preocupante no estado do Rio de Janeiro e levam vítimas a dividir o estigma e o preconceito. Ao contrário do que muita gente pensa, a tuberculose não é uma doença do passado e ainda mata, todos os anos, cerca de 800 pessoas só no estado do Rio de janeiro. A AIDS, apesar ter tratamento, não tem cura, e atinge a cada ano mais e mais jovens em todo o país. Cerca de 40% das mortes causadas pela doença poderiam ser evitadas se o diagnóstico fosse mais precoce.

- Hoje é um dia histórico. O Governo do Rio tem feito um esforço para enfrentar as ações de saúde no estado, que vem mudando a face da saúde com soluções criativas – lembrou o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa.

Em maio, a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro pactuou com as Secretarias Municipais de Saúde um plano de ação contra as doenças a fim de capacitar profissionais de saúde, aumentar o diagnóstico precoce e melhorar índices de cura, no caso da tuberculose, e de pacientes bem adaptados ao tratamento, no caso dos portadores de HIV.

- Essa pactuação é muito importante e fruto de intenso trabalho dos diversos atores sociais - Governo do Estado, municípios e ONGs - e vai produzir um grande avanço no enfrentamento do cenário de tuberculose e AIDS no Rio de Janeiro. Mas tamanho esforço só garantirá resultado se ao sairmos daqui, tudo acordado seja implementado pelos municípios. Vamos à tomada de atitude para reverter esse quadro – ressaltou Roberto Pereira, coordenador do Fórum ONG TB-RJ.

Entre as ações municipais estão o prazo de 15 dias para resultado dos exames de HIV e, consultas em até sete dias para pacientes com resultado positivo da doença. No âmbito estadual, o Governo do Rio vai ampliar acesso a ambulatórios para tratamento da AIDS e reformar o Hospital Estadual Santa Maria e o Instituto Estadual de Doenças do Tórax Ary Parreiras, ambos referências no atendimento de pacientes com tuberculose. Este último, também será referência para internação e atendimento ambulatorial de AIDS. As unidades ganharão leitos de UTI, passarão a realizar cirurgias torácicas e terão triplicados os leitos para pacientes com Tuberculose Multirresistente

- Por décadas, o Rio de Janeiro não deu atenção ao problema da tuberculose e AIDS. Garantimos que tudo que está sendo pactuado aqui será cumprido. Vamos reformar os hospitais estaduais Ary Parreiras e Santa Maria, para se tornarem referências no que há de mais moderno no tratamento de tuberculose e AIDS. Mas nada adiantará abrirmos leitos se não forem feitos investimentos na atenção básica – frisou o secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes.

Tuberculose – números

O estado do Rio de Janeiro apresenta hoje a maior incidência de tuberculose do país. De acordo com dados preliminares, o estado registrou 14.039 casos da doença em 2012 — em torno de 15% do total. De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil é o 17º país com maior incidência de tuberculose entre os 22 de alta carga.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, para considerar a tuberculose uma doença sob controle, a taxa de incidência não deve ultrapassar cinco casos em cada 100 mil habitantes — atualmente, em todo o estado, a taxa é de 68,7 para cada 100 mil habitantes*.


 

 

 

 

 

 

 

 

 

*dados preliminares de 2012

Das notificações realizadas no estado do Rio (14.039) em 2012, 11.149 ou 79, 41% se referem a casos novos da doença. Rio também concentra a maior parte dos casos em pacientes que apresentam resistência à medicação usada no tratamento. Entre os 14.039 casos de tuberculose estado, 954 se referem a pacientes que retomaram o tratamento depois de abandoná-lo. De 2009 a dezembro de 2012, 33 municípios fluminenses diagnosticaram 551 pacientes resistentes.

Não por acaso que o estado é o que apresenta as maiores taxas de incidência da doença. Segundo o censo de 2010 realizado pelo IBGE, o RJ concentra 96% de sua população em áreas urbanas e tem densidade demográfica de 368 habitantes por km², quando no Brasil a média é de 22,4 habitantes por km².

Tuberculose - sintomas e tratamento

Doença associada aos centros urbanos, a Tuberculose se relaciona à geografia e às condições de vida das cidades. O adensamento populacional e fatores relacionados à infraestrutura tornam os habitantes dos grandes centros urbanos mais vulneráveis à doença. O principal sintoma da tuberculose é a tosse, com ou sem catarro, por mais de três semanas. Quem apresenta esse quadro deve procurar uma unidade de saúde para fazer o diagnóstico. O tratamento é oferecido gratuitamente pelo SUS.

Deixar o atual quadro para trás depende de fatores sociais e da qualidade do atendimento na rede de atenção básica. A SES orienta o trabalho realizado nos municípios pelo Programa de Controle da Tuberculose. Há pacientes que entram para o cadastro do Bolsa Família, recebem cestas básicas do município e ganham café da manhã e almoço no restaurante popular local. O Governo do Estado concede Vale Social para que os pacientes obtenham gratuidade na rede de transportes e não tenham motivos para deixar de ir à unidade de saúde se tratar.

HIV / AIDS – números

Entre os pacientes soropositivos, a prevalência de tuberculose é de 15%. A doença respiratória já é a principal causa de 20% das mortes em pacientes portadores de HIV em todo o país, segundo o Ministério da Saúde.

Ainda de acordo com dados do Ministério da Saúde, estima-se que o Brasil tenha atualmente mais de 655 mil pessoas vivendo com HIV/AIDS. No estado do Rio de Janeiro, foram registrados 92.178 casos de AIDS, no período entre 2000 e 2012.

Em todo o estado, 30% das gestantes com a doença não usaram antirretrovirais no parto, o que poderia evitar a contaminação vertical, e 24% só souberam que eram soropositivas durante a gestação. Para incentivar a realização de exames, a Secretaria de Estado de Saúde, em parceria com a Associação Espaço de Prevenção e Atenção Humanizada (EPAH) - instituição financiada pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) - criou o programa Quero Fazer. O projeto leva uma unidade móvel com testes rápidos contra AIDS a locais públicos e os exames ficam prontos na hora.

 

Leia mais:

Tuberculose e AIDS: o que saber sobre as duas doenças

 

Saiba mais:

Clique aqui para saber mais sobre a AIDS.

Clique aqui para saber mais sobre a TUBERCULOSE.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!