Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Destaques Destaque
20 de agosto de 2013
Tuberculose e AIDS: o que saber sobre as duas doenças


Pensou em HIV, lembre da tuberculose. Essa combinação é a principal causa de mortes entre pessoas vivendo com HIV/AIDS no país, segundo o Ministério da Saúde. No estado do Rio de Janeiro, as duas apresentam um cenário preocupante e levam vítimas a viverem escondidas, por conta da discriminação e do preconceito. Engana-se quem pensa que tuberculose é coisa do passado, todos os anos, 800 pessoas morrem vítimas da doença no Rio. A AIDS, apesar de ter tratamento, não tem cura, e atinge cada vez mais os jovens. De acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU), pessoas que vivem com o HIV têm entre 20 a 30 vezes mais chances de desenvolver tuberculose ativa do que as pessoas sem a infecção.

O superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria de Estado de Saúde responde algumas perguntas sobre prevenção, sintomas e tratamento das duas doenças.

O que é tuberculose?
Alexandre Chieppe:
A tuberculose é uma doença infecciosa transmissível através do contato com secreções respiratórias de uma pessoa portadora da doença. É causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, porém pode acometer outros órgãos e sistemas do corpo.

Como é a transmissão da doença?
Alexandre Chieppe:
A transmissão da tuberculose acontece pelo ar, pela respiração. Quando uma pessoa contaminada tosse, fala ou espirra, ela pode expelir gotículas contaminadas com o bacilo de Koch, a bactéria da tuberculose. Essas gotículas podem contaminar outras pessoas. Isso ocorre principalmente em ambientes com pouca ventilação e ausência de luz solar.

Quais são os principais sintomas?
Alexandre Chieppe:
Tosse persistente (por mais de três semanas), cansaço, emagrecimento, febre vespertina, perda de apetite e sudorese noturna.

Pode-se pegar tuberculose mais de uma vez?
Alexandre Chieppe:
Sim, não existe imunidade permanente contra a tuberculose.

Pneumonia ou gripe mal curadas podem causar tuberculose?
Alexandre Chieppe:
Não, a tuberculose é uma doença causada por uma bactéria e as gripes por um grupo de vírus. Não há qualquer relação entre as doenças, exceto pelo fato de terem forma de transmissão muito semelhantes.

Como é o tratamento?
Alexandre Chieppe:
O tratamento da tuberculose é feito por medicamentos que devem ser tomados todos os dias durante seis meses, pelo menos. É fundamental garantir que o tratamento não seja interrompido. Ele deve ser acompanhado por consultas médicas na unidade de saúde mais próxima da residência da pessoa. Na maioria dos casos, não é necessário internação.

É preciso separar copos, talheres, pratos e outros utensílios do paciente com tuberculose?
Alexandre Chieppe:
Não. Isso é uma questão que reforça o preconceito. Não há transmissão do bacilo da tuberculose através do compartilhamento de utensílios, por que a contaminação é feita pelo ar. Vale explicar, que o bacilo da tuberculose que saiu de um pulmão de uma pessoa e foi engolido por outra pessoa não causa tuberculose.

O que pode ser feito para prevenir a tuberculose?
Alexandre Chieppe:
É importante identificar rapidamente as pessoas contaminadas pelo bacilo da tuberculose para tratá-las e, assim, reduzir as chances de contaminação do ambiente. Também é importante que qualquer pessoa ao tossir ou espirrar tenha o cuidado de proteger a boca ou o nariz. Além disso, para prevenir a tuberculose, é importante melhorar as condições de habitação para diminuir as chances de transmissão.

É verdade que as condições da casa são importantes para prevenir a tuberculose?
Alexandre Chieppe:
Sim. Uma casa limpa, bem arejada e iluminada pela luz do sol reduz a chance de transmissão da tuberculose. Muitas pessoas dormindo no mesmo quarto em casas mal ventiladas e pouco iluminadas aumenta o risco de contágio.

Vacinação é uma boa prevenção?
Alexandre Chieppe:
A vacina BCG é muito importante. Quando ela é aplicada no primeiro mês de vida, é capaz de prevenir as formas mais graves da doença, principalmente nas crianças. Ela não protege, entretanto, contra as formas pulmonares nos adultos, que é a mais comum.

Quais são os exames necessários para diagnosticar a tuberculose? Podem ser feitos pelo SUS?
Alexandre Chieppe:
O diagnóstico da tuberculose é feito através de exames clínicos e laboratoriais, principalmente o exame de escarro. Também existem exames complementares que auxiliam o diagnóstico da doença, como: raio-x, tomografia, broncoscopia e a prova tuberculínica. Todos eles devem estar disponíveis nas unidades públicas de saúde.

O doente com tuberculose deve fazer o teste para AIDS?
Alexandre Chieppe:
Sim. É recomendável que todas as pessoas que tenham o diagnóstico de tuberculose realizem o teste da AIDS. Muitos casos de tuberculose ocorrem facilitadas pela queda da imunidade que a AIDS causa. Além disso, somente com o teste é possível fazer o diagnóstico da infecção pelo HIV e, assim, iniciar o tratamento.

A tuberculose tem cura?
Alexandre Chieppe:
Sim. A tuberculose tem cura desde que os remédios sejam tomados corretamente até o final do tratamento. Além disso, é importante salientar que após 15 dias após o tratamento, a pessoa deixa de transmitir a doença.

Por quanto tempo os remédios são usados?
Alexandre Chieppe:
Os remédios devem ser tomados por um período de seis meses. Em alguns casos mais complicados, pode ser necessário mais tempo de tratamento.

O que acontece quando se abandona o tratamento?
Alexandre Chieppe:
Os sinais e sintomas da doença voltam e pode existir a seleção de bacilos resistentes aos medicamentos utilizados. Nesse caso, pode ser necessário maior tempo de tratamento, diminuindo assim as chances de cura.

O doente com tuberculose pode trabalhar?
Alexandre Chieppe:
Sim, ele deve trabalhar. Em geral, recomenda-se que a pessoa se mantenha afastada de 15 a 30 dias após o início do tratamento. Porém, após esse período é importante que ela volte a sua rotina.

As pessoas que moram com doente com tuberculose também precisam se tratar?
Alexandre Chieppe:
Não necessariamente se tratar, mas todas as pessoas que convivem diariamente com alguém que recebeu diagnóstico de tuberculose pulmonar, devem ser avaliadas no serviço de saúde.

O que é AIDS?
Alexandre Chieppe:
AIDS é a síndrome da imunodeficiência adquirida. É uma doença causada pelo vírus HIV e que faz a imunidade da pessoa cair, o que deixa a vulnerável a todos os tipos de infecção.

Quais são os primeiros sintomas da AIDS?
Alexandre Chieppe:
Os primeiros sintomas dependem de qual infecção oportunista que apareceu. Pode ser desde de um quadro de uma tuberculose pulmonar, um quadro de candidíase, ou casos mais graves como: neurotoxoplasmose e alguns tipos de câncer.

Os primeiros sintomas da AIDS podem ser confundidos com os de outras doenças?
Alexandre Chieppe:
Na verdade, a AIDS não tem sinais e sintomas específicos. Ela é uma síndrome que causa queda na imunidade, por conta disso, várias outras doenças podem aparecer. Por isso que é importante fazer o diagnóstico do HIV precocemente, antes que a pessoa desenvolva alguma doença.

Ainda existe um grupo de risco?
Alexandre Chieppe:
Não existe um grupo de risco. Hoje existem comportamentos de risco. O uso irregular do preservativo, compartilhamento de seringas ou agulhas contaminadas, enfim, são condutas que podem favorecer a contaminação pelo HIV.

Como deve ser a prevenção?
Alexandre Chieppe:
A prevenção do HIV se dá através do uso regular e consistente dos preventivos, tanto a camisinha masculina quanto a feminina. Além da medicação para as pessoas que já são portadoras do HIV para evitar que o bebê nasça com o vírus. Hoje a principal medida de saúde pública pra a prevenção pelo vírus HIV é o uso do preservativo.

Como é o teste para detectar o vírus HIV? E onde pode ser feito?
Alexandre Chieppe:
O teste do HIV é extramente simples e rápido. Hoje, em 15 minutos, é possível obter o resultado através de um simples furo no dedo. Ele está disponível na rede pública de saúde, e deve ser feito por qualquer pessoa que tenha tido uma relação desprotegida.

 

Leia mais:

Secretaria de Estado de Saúde apresenta plano de ação contra Tuberculose e AIDS

 

Saiba mais:

Clique aqui para saber mais sobre a AIDS.

Clique aqui para saber mais sobre a TUBERCULOSE.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!