Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Destaques Destaque
02 de setembro de 2013
Tuberculose e AIDS: prevenção é fundamental

Tuberculose e AIDS: prevenção é fundamental

AIDS e tuberculose são doenças de grande impacto na Saúde Pública e que ainda possuem indicadores alarmantes. Embora elas possuam formas de contágio e tratamento diferentes, elas estão mais próximas do que se imagina. Segundo dados de 2011 apresentados pelo Superintendente de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe, durante o Seminário Estratégico para enfrentamento da Tuberculose e HIV/AIDS no Estado do Rio de Janeiro, juntas elas são a segunda causa de morte por doença entre jovens com idade entre 20 e 29 anos.

Todos os anos, cerca de 850 pessoas morrem vítimas da tuberculose no Rio. A AIDS, apesar de ter tratamento, não tem cura, e atinge cada vez mais os jovens. Por isso prevenção é fundamental. “Prevenção mesmo não tendo a doença”, ressalta Alexandre Chieppe. Isso significa usar preservativo em todas as relações sexuais, no caso da AIDS, e evitar ambientes fechados e locais com pouca ventilação e sol, no caso da tuberculose. “Além disso, o tratamento adequado também tem sido considerado, cada vez mais, como uma forma de prevenção, já que ele rompe a cadeia de transmissão das doenças”.

Para que o tratamento seja feito de forma adequada é fundamental o diagnóstico precoce. Por isso, a recomendação é para procurar um posto de saúde se apresentar tosse por mais de três semanas. Já no caso de relações sexuais sem proteção, é preciso procurar uma unidade de saúde para realização do teste de HIV.

É importante, também, que o doente com tuberculose faça o teste para AIDS. Cerca de 10% dos casos diagnosticados de TB no Estado ocorrem, facilitados pela queda da imunidade que a AIDS causa. Além disso, somente com o teste é possível fazer o diagnóstico da infecção pelo HIV e, assim, iniciar o tratamento. O teste do HIV é extramente simples e rápido. Hoje, em 15 minutos, é possível obter o resultado através de um simples furo no dedo. Ele está disponível na rede pública de saúde.

Leia mais:

Secretaria de Estado de Saúde apresenta plano de ação contra Tuberculose e AIDS

Tuberculose e AIDS: o que saber sobre as duas doenças

Saiba mais:

Clique aqui para saber mais sobre a AIDS.

Clique aqui para saber mais sobre a TUBERCULOSE.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!