Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Destaques Destaque
01 de outubro de 2013
Outubro Rosa enfatiza a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama

Outubro Rosa enfatiza a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama

Todos os anos o mês de outubro é marcado por um movimento internacional de prevenção do câncer de mama. O Outubro Rosa busca conscientizar a população da importância da detecção precoce da doença, assim como mostrar a luta e a superação de mulheres que já passaram ou que estão passando pelo tratamento. O nome da ação justifica-se pela cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama.

O Outubro Rosa teve início em 1997 nas cidades de Yuba e Lodi, na Califórnia (EUA). Tradicionalmente, ambientes de acesso público como prédios e monumentos, são iluminados em cor-de-rosa – cor símbolo da luta contra o câncer de mama. Em 2008, o Brasil se inseriu nesta mobilização mundial.

Este ano, o MetrôRio também aderiu à campanha. A ponte em arco que liga as estações São Cristóvão e Cidade Nova ficará iluminada na cor rosa por todo o mês de outubro. Os monumentos do Cristo Redentor e da Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro costumam aderir à ação e, durante o décimo mês do ano, ganham a cor rosa.

Uma recomendação básica para prevenir o câncer de mama é evitar a obesidade, uma vez que o excesso de peso aumenta o risco de desenvolver a doença. Para isso, é importante ter uma dieta equilibrada e praticar exercícios.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, que representa 22% dos novos casos da doença por ano no Brasil. Acredita-se que as taxas de mortalidades permanecem altas no país devido ao diagnóstico tardio da doença. Segundo informações do INCA, quanto mais cedo for diagnosticado e tratado, o prognóstico é relativamente bom.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!