Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Destaques Destaque
18 de novembro de 2013
Doação de sangue: saiba como você pode salvar vidas

Doação de sangue: saiba como você pode salvar vidas

Um ato de amor, cidadania e solidariedade. Assim pode ser definida a doação de sangue, uma atitude que salva vidas. Afinal, são muitas as pessoas que, todos os dias, precisam de sangue para sobreviver. Vítimas de acidentes, pacientes que precisam passar por cirurgias, portadores de doenças como hemofilia, leucemia e alguns tipos de anemia são algumas destas pessoas. E você pode ajudá-las. Nunca doou sangue? Que tal aproveitar que o Dia Nacional do Doador de Sangue é comemorado este mês, em 25 de novembro, para fazer isso?

Não sabe como é feita a doação, tem dúvidas sobre a forma como o sangue será utilizado ou não sabe se pode ser um doador? Estas dúvidas não são apenas suas. Mas ao entender como funciona o processo de doação você vai perceber que, apesar de ser uma atitude grandiosa pelo fato de ajudar a salvar vidas, é, também, simples.

Se você tem entre 16 e 69 anos – jovens com 16 e 17 anos precisam da autorização dos pais e/ou responsáveis legais –, pesa mais de 50kg e tem boa saúde pode ser doador. O processo é dividido em três etapas. Portando um documento oficial com foto, você deve ir a um local de doação. Lá, cadastrará seus dados pessoais e responderá um questionário. Em seguida, passará pela triagem clínica, onde será examinado e entrevistado por um profissional de saúde. Vale lembrar que a privacidade e o sigilo das informações são totalmente garantidos!

Feito isso, a doação propriamente dita é feita com a coleta do sangue. Não é preciso estar em jejum, mas é importante evitar apenas alimentos gordurosos nas três horas anteriores à doação. Se você se assusta ao pensar nisso, saiba que o procedimento dura, no máximo, 10 minutos. E, claro, todo ele é feito com material descartável. Depois da doação, você receberá informações sobre os cuidados básicos que devem ser tomados após a coleta de sangue e poderá repetir o procedimento em 90 dias, no caso das mulheres, ou 60 dias, no caso dos homens.

Para doar:

HEMORIO
Rua Frei Caneca, 8 – Centro – Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2332-8611
Horário de funcionamento: todos os dias da semana, das 7 às 18h, inclusive finais de semana e feriados.

(Com informações do HEMORIO)

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!