Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Destaques Destaque
09 de abril de 2014
URR: Saiba o que é, como funciona e qual a importância da Unidade de Resposta Rápida

URR: Saiba o que é, como funciona e qual a importância da Unidade de Resposta Rápida

Unidade de Resposta Rápida. O que lhe vem à cabeça ao ler este nome? Talvez você nunca tenha ouvido falar, mas pode ter certeza da importância e da relevância de uma URR – sigla utilizada para Unidade de Resposta Rápida. A URR é um setor articulador nas respostas rápidas às emergências em saúde pública.

“Ela é um articulador com as áreas técnicas responsáveis pelo monitoramento das emergências (epidemias e desastres), fazendo com que as informações necessárias para o desencadeamento das ações de controle de algum tipo de evento sejam desenvolvidas com maior rapidez”, explica Silvia Carvalho, técnica da Superintendência de Vigilância Epidemiologia e Ambiental da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ).

Na prática isso significa que, diante de uma situação de emergência, uma equipe com profissionais de saúde é acionada para ir a campo e realizar ações que ajudarão na definição e na adoção das medidas de controle necessárias. “O objetivo é realizar a mitigação e resposta a desastres e epidemias”, acrescenta Silvia. A mitigação é definida como o conjunto de ações destinadas a evitar ou limitar a exposição das pessoas a algum tipo de ameaça – se elimina ou se reduz o risco, diminuindo, também, o impacto do desastre.

Para realizar estas atividades, a URR conta com uma equipe composta por profissionais de saúde de áreas diversas. São dentistas, enfermeiros e médicos que monitoram, no caso do SES-RJ, os 92 municípios fluminenses. “A URR é acionada por alertas emitidos do Ministério da Saúde, da Defesa Civil, de equipes técnicas de áreas específicas da Secretaria de Estado de Saúde ou por demanda dos próprios municípios,”, detalha Silvia.

Na SES, a URR está funcionando, neste formato, desde julho de 2013, 24 horas por dias, sete dias por semana. Neste período, a equipe teve que lidar com situações como as causadas pelas fortes chuvas que atingiram o município de Japeri em dezembro de 2013. A atuação é um exemplo real de qual é e, principalmente, da importância do trabalho desenvolvido pela Unidade de Resposta Rápida.

“A equipe da URR foi acionada para visita à Secretaria Municipal de Japeri para verificar número de atingidos, desabrigados, desalojados, registros de feridos e possíveis óbitos. A equipe verificou, também, como se encontrava o funcionamento das Unidades de Saúde, situação dos Abrigos e as condições da rede de abastecimento de água e energia elétrica, bem como verificadas outras necessidades do município. Ela explica que , verificadas as ações já colocadas em andamento pela Secretaria Municipal de Saúde, foi elaborado relatório para a Superintendência de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde com o objetivo de dar suporte à estas ações”, relata Silvia.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!