Home Informações técnicas Capacitações e Treinamentos Evento
11 de dezembro de 2015
Encontro discute questões da vigilância epidemiológica

Como parte das estratégias para a intensificação das medidas de vigilância da dengue e chikungunya para 2016, vigilância sentinela do ZIKAV, vigilância universal das gestantes com exantema e dos casos de microcefalia no Estado do Rio de Janeiro, foi realizado no dia 10 de dezembro o Encontro com as Vigilâncias Epidemiológicas Municipais. O objetivo de discutir e fornecer orientações sobre esses temas aos profissionais das vigilâncias municipais de todo o estado.

O fórum de trabalho foi promovido pela Subsecretaria de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SVS/SES/RJ), com representantes do Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN/RJ), da Superintendência de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (SVEA), do Centro de Informações Estratégicas (CIEVS/RJ), da Coordenação de Vigilância Epidemiológica (CVE), da Gerência de Doenças Transmitidas por Vetores e Zoonoses (GDTVZ) e da Gerência de Doenças Imunopreviníveis e de Transmissão Respiratório e (GDITR).

No encontro também foram apresentados protocolos para o fluxo de amostras biológicas, de notificação e investigação de casos de dengue, chikungunya e vigilância sentinela para infecção por zika vírus; notificação e acompanhamento de gestantes com exantema e casos de microcefalia em bebês, conforme legislação vigente e documentos técnicos. Ao final, foram discutidas questões levantadas pelos representantes municipais foram esclarecidas dúvidas sobre os temas abordados, durante plenária.

Confira aqui a apresentação da GDTVZ.

Confira aqui a apresentação do CIEVS.