Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Informações técnicas Capacitações e Treinamentos Evento
31 de agosto de 2017
Oficina qualifica profissionais de saúde sobre a ficha de notificação de violência



A Superintendência de Vigilância Epidemiológica e Ambiental realizou nesta quarta-feira, dia 30 de agosto, no auditório 11º andar da Secretaria de Estado de Saúde (SES), a “Oficina de Qualificação em Notificação de Violência Interpessoal /Autoprovocada” para profissionais que notificam violência nos municípios e profissionais da Rede de Atenção Estadual. O encontro buscou mostrar que a notificação quando é feita de forma correta é um elemento-chave na atenção integral as pessoas, prevenindo a violência de repetição, permitindo que a rede de proteção e de garantia de direitos seja acionada e se articule.

O Superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental, Mário Sérgio Ribeiro, fez a abertura da oficina e agradeceu a presença de todos os presentes. Ele ressaltou que a participação de gestores e técnicos de tantos municípios ajudará a ampliar e aprimorar a notificação da violência no estado do Rio de Janeiro.
“A presença de vocês aqui mostra o compromisso e a dedicação em fazer acontecer. Temos uma equipe forte e atuante dentro da SES que luta para sensibilizar os gestores na questão da notificação da violência possibilitando a melhoria na qualidade da informação. A notificação é uma exigência legal e quando feita corretamente retira os casos de violência da invisibilidade”.

Já a Gerente da Divisão de Agravos Não Transmissíveis e Promoção da Saúde, Eralda Ferreira, reforçou a necessidade da intensificação das qualificações que faz com que os profissionais conheçam a Ficha de Notificação de Violência e tirem dúvidas sobre aspectos técnicos de preenchimento.

"Através deste encontro, mostramos aos profissionais que não só a notificação que conta, mas, sim, o encaminhamento, acolhimento e acompanhamento dos pacientes. Além disso, as informações presentes na Ficha de Notificação de Violência são fundamentais para que se desenvolva políticas públicas de saúde”afirmou Eralda.

Durante o evento foram abordados temas como tipos de violência, como um profissional de saúde deve fazer o acolhimento da vítima, apresentação e qualificação do preenchimento da ficha de notificação de violência interpessoal / autoprovocada, consolidação dos dados.

Estiveram presentes técnicos e gestores dos municípios de Niterói, Caxias, Itatiaia, Cachoeira de Macacu, Nova Friburgo, Mesquita, Mangaratiba, Petrópolis, entre outros. Eles receberam material informativo além de um Guia de Atendimento a Adultos, Adolescentes e Crianças em Situação de Violência Sexual com informações sobre as medicações que devem ser utilizadas em cada caso.

O Grupo Arco-Íris, organização não governamental, que é voltado para o público de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGTB) fez ainda uma apresentação sobre identidade de gênero na notificação da violência.

Confira as apresentações:

Guia de Bolso 2016
Prevenção da Violência Sexual Contra a Mulher
Análise dos dados do SINAN
Apresentação ficha de Notificação de Violência
Identidade de Gênero na Notificação de Violência

 

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!