Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
22 de outubro de 2015
Açaí pode ter relação com alto índice de doença de Chagas em Macapá

Uma pesquisa do curso de medicina da Universidade Federal do Amapá (Unifap) constatou que a maioria dos casos de doença de Chagas em Macapá é provocada pela contaminação via oral pela ingestão de alimentos. Entre 2011 e 2014, foram confirmados 50 diagnósticos na capital amapaense.

O número coloca a cidade acima de média nacional, segundo os pesquisadores, que tem 0,061 registro para cada 100 mil habitantes. Em Macapá, a relação é de 1,7 infectado para a mesma quantidade de pessoas.

Os registros considerados elevados podem ter relação direta com o consumo de açaí, concluiu o estudo da Unifap. A suspeita foi levantada porque 90% das contaminações foram por via oral. O grande consumo do fruto pode ser a explicação para alto índice da doença. A falta de seleção dos caroços possibilita a mistura do "barbeiro", inseto transmissor da doença de Chagas, ao açaí. Ambos acabam sendo batidos juntos nas amassadeiras.“O açaí é muito consumido na nossa região e é o prato principal. O consumo é bastante intenso e levou a gente a ter essa curiosidade de saber a relação da doença de Chagas com a ingestão desse fruto”, comentou o médico e professor da Unifap, Anderson Walter, que orientou os acadêmicos. Apesar de não existir relação científica comprovada, a pesquisa descobriu que os altos registros da doença ocorreram no período de safra do açaí.

Saiba mais!

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!