Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
27 de outubro de 2015
Especialista alerta para risco de epidemia de doenças infecciosas, MS

Mato Grosso do Sul pode ter em breve epidemias de zika, chikungunya e nyong, provocada por novo vírus descoberto, segundo o médico patologista e pesquisador da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) e da Universidade Federal da Bahia (UFB), Mitermayere Galvão dos Reis. Ele está em Campo Grande, Mato Grosso do Sul (MS) para participar de um congresso sobre doenças infecciosas.

As três doenças são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo agente transmissor da dengue. “Até pouco tempo o conhecíamos como agente transmissor da dengue e mais recentemente ele está transmitindo chikungunya, zika. Isso passou a ser um problema para nós lá na Bahia. Devemos estar preparados porque em breve podemos ter aqui o nyong, que é o novo vírus que também pode ser transmitido pelo mesmo mosquito” disse o médico.

Atualmente, a disseminação dos vírus pelo planeta ocorre com mais rapidez que no passado, segundo o especialista. “No passado os vírus eram transmitidos pelas aves migratórias. Levava cinco ou seis meses para que um vírus que aparecia na Ásia chegar ao Brasil ou ao Polo Norte. Hoje, com os aviões, o indivíduo pode se infectar lá na Ásia e dois dias depois ele está aqui no Brasil com o vírus”, afirmou. De acordo com ele, em terras estrangeiras, onde há um mosquito apropriado para transmissão, como o Aedes aegypti no Brasil, existe a possibilidade do vírus ser difundido e ocorrer uma epidemia.

Saiba mais.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!