Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
27 de outubro de 2015
Uma das primeiras pacientes diagnosticada com legionelose em Portugal, pede acesso a exames gratuitos

O surto de Legionella em Vila Franca de Xira foi o terceiro maior do mundo, com 14 mortes e 402 pessoas infectadas. Mas um ano depois ainda se aguarda o resultado das investigações da Polícia Judiciária (PJ) e do Ministério Público (MP), que está numa fase adiantada. Os que sofrem as consequências da infecção provocada pela bactéria e os que perderam família querem ajuda e saber quem é o culpado.

Rosa Taxeiro, 57 anos, foi uma das primeiras doentes a ser internada no Hospital de Vila Franca de Xira, por dez dias com pneumonia, em dezembro teve uma recaída e acabou nos cuidados intensivos. "Disseram que fiquei mal curada. Recuperei, mas não estou normal. Acho que devíamos ter acesso a seguimento gratuito e aos exames e medicamentos que precisamos", lamenta. O relatório da Direção-Geral da Saúde, do ano passado, referia que "ficou demonstrada a correspondência da estirpe de bactérias isoladas numa das torres de arrefecimento de uma unidade fabril local com a estirpe identificada em secreções brônquicas de doentes". Finaliza dizendo que "foram remetidos ao Ministério Público os elementos que poderão eventualmente consubstanciar a prática de um crime de poluição".

As empresas em Vila Franca de Xira para funcionarem têm de ter uma licença ambiental, emitida pela Agência Portuguesa do Ambiente, a quem remetem relatórios anuais com várias informações, incluindo sobre a bactéria Legionella . As análises tem de ser feitas por empresas certificadas. À Inspeção - IGAMAOT - cabe a fiscalização anual para as empresas consideradas de elevado risco e de três em três para as restantes, para verificação das condições da licença. O responsável explica que "existe um documento de referência da União Europeia para os operadores com torres de refrigeração que identifica a Legionella como um aspecto de risco. Não é suposto haver. Qualquer presença deve levar a atuação imediata". Com o surto, a inspeção (IGAMAOT) voltou ao terreno e detectou Legionella numa das torres. Toda informação foi entregue à PJ. Uma possível contraordenação está suspensa até prova da existência ou não de crime.

Diario de Noticias, 2015 ©

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!