Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
28 de outubro de 2015
Médico diz que Aedes aegypti pode transmitir nyong-nyong; Fiocruz nega

Do G1 MS com informações da TV Morena - O médico patologista e pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Universidade Federal da Bahia (UFB), Mitermayere Galvão dos Reis, afirmou, em entrevista ao Bom Dia MS de segunda-feira (26), que o mosquito Aedes aegypti, conhecido por transmitir doenças graves como a dengue, a febre chikungunya e a zika, poderia transmitir a virose nyong-nyong.

Na segunda (26) e nesta terça-feira (27), o Bom Dia MS abordou o assunto. Nesta terça, o G1 também publicou reportagem com base na informação do pesquisador.
Depois disso, a Fiocruz entrou em contato com o G1 e divulgou a seguinte nota: “O site G1 está veiculando informação equivocada sobre o vírus nyong-nyong. Em primeiro lugar, a Fiocruz não descobriu o vírus. Ele é amplamente conhecido pela comunidade internacional há vários anos. Em segundo lugar, a doença nyong-nyong é restrita à África (não chegou ao Brasil) e é transmitida pelo mesmo mosquito (vetor) da malária, o Anopheles. Segundo os pesquisadores, ainda não há casos relacionando a doença ao Aedes aegypti – conforme informa a matéria. Também não há registros da doença no Brasil. O vírus nyong-nyong produz febre, dores nas articulações e pertence à mesma família do chikungunya.”

Procurado, Mitermayere Galvão dos Reis declarou que se enganou ao dizer que o Aedes aegypti poderia transmitir nyong-nyong. “Ele [vírus] tem clínica muito parecida com chikungunya, mas quanto à transmissão, é diferente. Eu estive revendo, fui rever toda a literatura, e vi que a chance talvez seja pequena”, justificou.

Saiba mais.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!