Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
28 de outubro de 2015
Zaire: Província registra aumento de casos de doenças tropicais negligenciadas, África

Pelo menos cinco mil e 783 casos de filariose linfática, shistossomíase ( esquistossomose), geohelmintose e oncocercose foram registrados de janeiro a junho de 2015 no Zaire, pelas autoridades sanitárias locais, mais mil e 811 casos em relação a igual período de 2014. Estes dados foram fornecidos, terça-feira,(27) à Angop ( Angola Press) , em Mbanza Congo, pelo coordenador provincial do programa de combate às doenças tropicais negligenciadas da direção local da saúde, Afonso Diabanza.

O responsável considerou que estas patologias são facilmente tratáveis, caso sejam diagnosticadas a tempo,através de exames laboratoriais, embora considere que os pacientes só se apercebem do contágio destas doenças ao passo de cinco ou mais anos.

Na ocasião, o técnico de saúde considerou a província do Zaire como uma das regiões endêmicas para filariose linfática. É frequente encontrar-se os agentes transmissores das doenças: o caracol em rios e lagoas ( esquistossomose), o mosquito Anopheles, que transmite a malária, assim como o mosquito denominado Culex ( filariose). O Ministério da Saúde realiza um trabalho de mapeamento das regiões do país com maior predominância de doenças tropicais negligenciadas, com vista a formulação de programas de combate a estas enfermidades.

Saiba mais.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!