Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
29 de outubro de 2015
Caso suspeita de ebola em Espanha foi descartado

Jovem guineense está com malária e foi transferido ontem do Complexo Hospitalar Universitário da Corunha para o Hospital Meixoeiro, em Vigo, a unidade de referência na Galiza para estes casos. Análise deu negativa para ebola.

No dia 7 de novembro, a Serra Leoa vai ser declarada livre de ebola, depois de seis semanas sem casos e se nenhum for registrado até lá. A Libéria foi considerada livre de transmissão a 3 de setembro. A Guiné Conacri não registrou, durante duas semanas, qualquer caso, o que foi inédito. O último relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), publicado ontem, registra seis novos casos positivos nas duas últimas semanas na Guiné Conacri, que estão ligados a uma cadeia de infecção conhecida.

Na África Ocidental, "aparentemente estamos a assistir ao final do surto de ebola. Mas ainda é cedo para dizer que já acabou. Ao olhar para este cenário, acredito que o objetivo da OMS de acabar com o surto até ao final do ano vai ser conseguido", diz ao DN Jaime Nina, do Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT). O número de casos novos é baixo.Mas é cedo porque ainda há pessoas a ser seguidas que podem resultar em casos positivos, a maioria na Guiné Conacri. A OMS fala de 364 casos em seguimento, dos quais 141 são de alto risco, e ainda de 233 que não estão localizados.

Saiba mais.
 

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!