Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
03 de novembro de 2015
Funcionário da Secretaria da Saúde morre vítima de calazar em São Luís, MA

 Em nota, a SES lamentou a morte do funcionário e disse que Manoel apresentava quadro de febre, cefaleia, dores musculares e nas articulações há 20 dias antes da internação. “Em uma semana, o quadro evoluiu e foi feita a hipótese diagnóstica de calazar e solicitação de vários exames laboratoriais e de imagem para elucidação do quadro, tendo-se iniciado tratamento para a pneumonia e o calazar, antes mesmo da confirmação deste último”, diz a nota.

O funcionário da Secretaria de Estado de Saúde (SES) Manoel S. L. morreu na última quinta-feira (22), vítima da doença leishmaniose visceral, ou calazar. Ele estava internado no Hospital do Servidor Público, em São Luís, Maranhão, desde o dia 28 de setembro.

Segundo o MS, o calazar era caracterizada como uma doença rural, transmitida pelo mosquito-palha ou birigui ( flebótomo) . Porém, recentemente ela vem se expandindo para as áreas urbanas de médio e grande porte, e tem se tornado um problema de saúde pública em todo o Brasil e no continente americano. O órgão se refere ainda à doença como sendo “uma endemia em franca expansão geográfica”. Os sintomas do calazar são febre de longa duração, perda de peso, astenia, adinamia e anemia, dentre outras manifestações. Quando não tratada, pode evoluir para óbito em mais de 90% dos casos.

Saiba mais:

http://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/2015/10/funcionario-da-secretaria-da-saude-morre-vitima-de-calazar-em-sao-luis.html

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!