Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
09 de novembro de 2015
Hepatite A, leptospirose e diarreia: riscos para quem que teve contato com a lama em Mariana, MG

Especialistas alertam sobre perigos à saúde de quem teve contato com a lama em Mariana : hepatite A, leptospirose e diarreia, estes são alguns dos riscos. Esta lama desceu das duas barragens da mineradora Samarco, em Bento Rodrigues e invadiu o Rio Doce, que abastece cidades em Minas Gerais e no Espírito Santo.

“Essa contaminação seria por microorganismos. É sabido que a água vai carregando animais mortos, trazendo alguns de pequeno porte, como ratos (cuja urina causa leptospirose)”, afirma a infectologista Silvana de Barros Ricardo, coordenadora do Serviço de Controle de Infecção do Hospital Mater-Dei.

Na opinião da especialista, quem teve contato mais próximo com a lama corre maior perigo, principalmente por causa de lesões. “É difícil mensurar a exposição que ocorreu durante o resgate, mas a contaminação pode ocorrer também através de mucosas, além de feridas. As pessoas têm que ser vacinadas contra tétano.”

Também infectologista, Carlos Starling, membro da Sociedade Mineira de Infectologia, afirma que: “a ingestão de produtos químicos pode levar a intoxicações as mais diversas. Além disto, a lama está pegando tudo, e se o sistema de esgoto é comprometido, você tem as contaminações provocadas por microorganismos de vida livre, como a bactéria Salmonella sp.”

Silvana de Barros chama a atenção também para plantações ribeirinhas, caso sejam recuperadas. “Os alimentos podem ser contaminados, já que a transmissão é via oral.” Médico sanitarista, professor e ambientalista, Apolo Heringer-Lisboa fala também dos riscos dos seres que vivem no curso de um rio. “Vai haver uma mortandade enorme de peixe, pássaros e animais terrestres que bebem da água do rio. Não podemos pensar só no ser humano, mas em todas as espécies.”
 

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!