Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
09 de novembro de 2015
Falta vacina para cumprir calendário básico de vacinação infantil no país

Está difícil achar vacina para cumprir o calendário básico de vacinação das crianças. O Bom Dia Brasil percorreu postos de saúde de várias cidades pelo Brasil. Em vez de explicar como vai resolver o problema, o Ministério da Saúde (MS) está sugerindo trocar as vacinas: é para substituir a vacina tetraviral pela tríplice viral, por exemplo. Os pais estão preocupados com essas substituições, ainda que o governo diga que essa alternativa tem a mesma eficácia. Tem sido uma peregrinação nos postos de saúde para os pais. Segundo o governo, o problema está na produção de vacinas aqui no Brasil e em outros países.

"Está em falta no Distrito Federal a de difteria e tétano", disse uma funcionária. Não são os pais que escolhem a vacina que os filhos vão tomar. Elas tão previstas no calendário de vacinação. Só no Distrito Federal estão faltando, pelo menos, quatro tipos de vacinas. A Secretaria de Saúde disse que o MS é que faz a compra. E admite problemas nos estoques, porque as vacinas não chegaram.

“O risco de você não tomar uma vacina, de você não aplicar uma vacina em uma criança, é que as doenças retornam, esse é um grande risco. A gente já teve uma experiência, há 2 anos, do recrudescimento da coqueluche. Se nós não mantivermos as crianças com todas as doses corretamente aplicadas, a gente corre o risco dessas doenças retornarem”, afirma a diretora de Vigilância Epidemiológica, Cristina Segatto. O MS recomenda o seguinte: onde está faltando a DTP, a criança deve tomar a pentavalente. No lugar da tetraviral deve tomar a tríplice viral. O governo diz que a eficácia é a mesma. A BCG, contra tuberculose, o Ministério disse que já regularizou. A vacina contra hepatite A diz que está chegando. Essa não tem substituta. Os pediatras estão sabendo, mas reforçam que é importante lembrar que as crianças não podem ficar com o calendário de vacinas atrasado.

Saiba mais.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!