Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
11 de novembro de 2015
III Marcha de Humanização do Parto em Piaui

A Secretaria de Estado da Saúde apoia a realização da III Marcha de Humanização do Parto realizado pelo Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) que acontece no sábado, 14 de novembro, em Teresina.O evento tem como objetivo informar e sensibilizar a população, em especial as mulheres, quanto à importância do parto normal humanizado, preconizado pelo Ministério da Saúde e a Organização Mundial de Saúde (OMS).

“Enquanto Secretaria, reafirmamos a importância da gestante ser acompanhada por uma equipe multiprofissional composta por enfermeiros obstetras, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e psicólogos e o cumprimento da lei 8.080, que é a Lei do Acompanhante”, disse Dília Falcão, gerente de Atenção Básica, da Secretaria da Saúde.Segundo os organizadores, a estimativa é de que 5.000 pessoas participem da ação que conta com o apoio de Instituições de Saúde e Ensino do estado do Piauí dentre outras.

Parto humanizado

De acordo com as normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde, assim que nascer, o bebê deverá ser colocado em contato com a mãe para que ela o estimule a mamar ainda na primeira hora. Além disso, o cordão umbilical deverá ser clampeado (cortado) apenas quando parar de pulsar.As medidas visam beneficiar a saúde materna e infantil. Conforme a portaria, os procedimentos de rotina adotados após o nascimento do bebê, como exame físico, pesagem e outras medidas antropométricas, profilaxia da oftalmia neonatal devem ser realizados somente após esses primeiros cuidados, importante mudança na lógica de atendimento ao bebê.
 

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!