Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
16 de novembro de 2015
Aumenta para 30 o número de casos de microcefalia no RN

O Rio Grande do Norte tem confirmados 30 casos de bebês nascidos com microcefalia entre agosto e este mês (novembro). Este númeroé significativo, tendo em vista que os registros anuais no Estado não passavam de dois casos, em média.

Paralelamente à elaboração do protocolo, a rede de vigilância do Estado também está fazendo um levantamento sobre os casos de zika vírus registrados no Rio Grande do Norte, para que haja a investigação. Os 30 casos notificados se distribuem entre os meses de agosto, setembro, outubro e novembro, em 15 municípios do Estado. Pesquisas científicas apontam o zika vírus como a mais provável causa desse crescimento exponencial da doença no Rio Grande do Norte. Porém, o secretário afirma que mais investigações são necessárias para a confirmação dessa ligação com a virose. Estudos mostram que essa anomalia congênita pode ser efeito de uma série de fatores como o uso de substâncias químicas pela gestante, desnutrição, agentes biológicos infecciosos, como bactérias e vírus, ou mesmo radiação. Segundo Lagreca, o protocolo para atendimento será definido ao longo da semana.

O Ministério enviou equipe de Resposta Rápida em Saúde Pública com seis epidemiologistas para trabalhar com profissionais locais.O zika vírus foi detectado no RN este ano. A Sesap registrou 6.750 casos de zika desde março, mas não soube especificar quantas mulheres foram acometidas.

Saiba mais.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!