Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
16 de novembro de 2015
Em apenas 44 dias, Itabaiana tem 5 casos de microcefalia confirmados

O surto de microcefalia, má formação congênita que compromete o desenvolvimento adequado do cérebro do bebê, que acometeu o Brasil nos últimos meses, principalmente a região nordeste, fez com que o Ministério da saúde decretasse situação de emergência em saúde pública, vez que não se trata de uma doença nova, mas que, inesperadamente, está tomando proporções que exigem alerta não somente em termos de assistência, como em prevenção.

Infelizmente em Sergipe a situação não é diferente. De acordo com dados do governo do Estado, através da Secretaria de Saúde, 50 casos da anomalia já foram confirmados, originários de 14 municípios distintos e um natural da Bahia, da cidade de Heliópolis, mas que o bebê nasceu em Aracaju.

Em Itabaiana, cinco ocorrências foram registradas e confirmadas no período de outubro até os 13 primeiros dias de novembro, de acordo com Luciana Mendonça, coordenadora de enfermagem do Hospital e Maternidade São José.

Segundo ela, no referido período, 44 dias somente, houve 420 nascimentos, sendo 292 em novembro, com quatro casos de microcefalia confirmados, e 128 em novembro, com um registro da doença. Ainda de acordo com Luciana, uma das crianças nascidas em outubro morreu ainda na maternidade, e ela afirmou que a rede não está preparada para o surto, e informou que a orientação do MS é para que os casos confirmados sejam encaminhados ao Centro de Especialidades Médicas da Criança e do Adolescente (Cemca).

Saiba mais.
 

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!