Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
25 de novembro de 2015
Forte terremoto atinge fronteira do Peru com Brasil e Bolívia

Um terremoto de magnitude 7,3 na escala Richter foi registrado nesta terça-feira, (24), na fronteira do Peru com Brasil e Bolívia, mas sem que haja informações sobre danos e vítimas, segundo os relatórios preliminares.

O movimento telúrico começou às 17h44 (horário local, 20h44 de Brasília) e teve seu epicentro 83 quilômetros ao sul da cidade de Esperanza, na região amazônica de Ucayali, cerca de 900 quilômetros ao leste da capital Lima, segundo o Instituto Geofísico do Peru (IGP).

O tremor teve uma profundidade de 350 quilômetros sob a superfície terrestre e também foi sentido em outras regiões do sul do Peru como Cuzco, Arequipa e Tacna, departamento (província) que faz fronteira com o Chile.

O Centro de Operações de Emergência Nacional (Coen) do Peru indicou que, de acordo com relatórios preliminares, o terremoto não ocasionou vítimas nem danos.

O diretor do IGP, Hernando Tavera, explicou ao "Canal N" da televisão peruana que foram "dois eventos" que alcançaram magnitude próxima de 7 e acrescentou que, até o momento, foram registradas quatro réplicas percebidas pela população, mas que não superaram a magnitude de 4,5, além de outras muitas que passaram despercebidas.

O abalo sísmico causou alarme em Lima e nas principais cidades do sul do Peru, cujos moradores saíram às ruas para se protegerem durante a sacudida, segundo relataram testemunhas a meios de comunicação locais.

Segundo o Escritório Nacional de Emergência (Onemi), dependente do Ministério do Interior chileno, o tremor foi sentido no norte do Chile sem causar danos.

As cidades bolivianas de La Paz, Cochabamba e Cobija também sentiram o terremoto, mas, segundo o observatório sismológico de San Calixto, o evento geológico não ocasionou vítimas e danos.
 

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!