Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
26 de novembro de 2015
Ministério da Saúde investigará caso de microcefalia associado à dengue, SP

A Secretaria de Saúde de São Vicente, no litoral de São Paulo, comunicou o Ministério da Saúde sobre o caso de um bebê que nasceu na cidade, na última sexta-feira (20), com microcefalia. A suspeita é que a má formação, que faz com que o bebê nasça com o crânio menor do que o normal, possa ter relação com a dengue, já que a mãe da criança disse aos médicos ter contraído a doença no quarto mês de gestação.

A Secretaria Municipal de Saúde, no entanto, afirma que não encontrou no prontuário e no pré-natal da gestante, nenhum exame relacionado à dengue, a má formação pode ser decorrente de vários fatores e será investigada pelo Ministério da Saúde.

Já o recém-nascido segue recebendo acompanhamento médico na maternidade municipal, no Hospital São José, em São Vicente. Este é o quarto caso de microcefalia na cidade neste ano.

Em nota, o Ministério da Saúde pondera que, apesar de ser um achado científico importante, "os dados atuais não permitem correlacionar inequivocadamente, de forma causal, a infecção pelo Zika com microcefalia". As causas da doença ainda estão sendo investigadas por outras instituições.

Saiba mais.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!