Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
27 de novembro de 2015
AM registra mais de 60 mil casos de malária; 13 cidades têm estado crítico

O Amazonas registrou aumento de 8% no número de casos de malária no período de janeiro a outubro de 2015 em relação ao mesmo período do ano passado. O número de casos da doença já ultrapassou 63 mil. O aumento fez com que o governo estadual criasse um Plano de Intensificação de Controle da Malária para 2016. Um grupo, composto por 13 municípios em situação mais crítica, devem receber cerca de R$ 4,2 milhões em investimentos de combate à malária.

Manaus e outras 12 cidades concentram 80% dos casos da doença. A cheia dos rios que atingiu mais da metade das 62 cidades do estado é um dos principais fatores do aumento da malária no Amazonas. "Esse ano tivemos alguns problemas, um deles é relacionado ao meio ambiente. A questão da enchente também favoreceu. Na região do Juruá e do Alto Solimões, as pessoas deixaram suas casas e foram habitar na periferia das áreas urbanas, onde há uma exposição maior ao mosquito da malária e à doença", justificou o diretor-presidente da FVS-AM, Bernardino Albuquerque.

O aumento no registro da doença nos dez primeiros meses de 2015 gerou uma previsão preocupante para as autoridades sanitárias do Amazonas. "Acreditamos que vamos fechar o ano possivelmente com mais de 70 mil casos em todo o estado", disse Albuquerque.

Saiba mais.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!