Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
08 de janeiro de 2016
Casos de microcefalia já passam de três mil registros em todo o país

APRESENTADORA ANA LUÍZA GUIMARÃES: Agora, a gente fica aqui no nosso telão, porque o Ministério da Saúde divulgou novos dados da microcefalia no país. É o balanço dos casos suspeitos de ter relação com o zika vírus. Até o dia 2 de janeiro, olha só, foram registrados 3.174 casos suspeitos de microcefalia em 20 estados e no Distrito Federal. Pela primeira vez, um caso de microcefalia está sendo investigado no Amazonas. Pernambuco continua sendo o estado com o maior número de casos, 1.185, o que representa 37% do total em todo o país. Trinta e oito mortes foram registradas, mortes de recém-nascidos e estão sendo investigadas. Vamos fazer, então, um giro pelo país para saber como anda o combate ao mosquito, não é? Ao Aedes aegypti. Nós já temos aqui Aparecida de Goiânia, Aracaju e Cuiabá. Vamos começar com a Thaís Luquesi, porque em Goiás foi montada uma força-tarefa para eliminar os criadouros do mosquito. Como é isso, Thaís? Conta para a gente.

REPÓRTER THAÍS LUQUESI: Pois é, Ana, bom dia. Goiás é o estado que proporcionalmente tem a maior incidência de dengue do país. Por isso, os agentes de endemias de várias secretarias e até o Corpo de Bombeiros estão percorrendo hoje mais de 30 cidades, entre elas, aqui, Aparecida de Goiânia. Os agentes aqui já começaram a recolher os pneus com água acumulada aí pela cidade, que estão sendo trazidos para esse centro de lazer. Daqui vão para uma fábrica de reciclagem, que faz asfalto. Em dezembro, Goiás decretou estado de emergência por conta da dengue e, só no ano passado, 81 pessoas morreram. Agora em janeiro, uma criança de dois anos, que estava internada, não resistiu às complicações da doença. Ana Luíza.

APRESENTADORA ANA LUÍZA GUIMARÃES: Obrigada, Thaís Luquesi. Agora, em Aracaju, o combate foi reforçado pelo Exército. Vamos falar com a Carla Suzanne. Carla Suzanne, conta para a gente como é que foi isso.

REPÓRTER CARLA SUZANNE: Isso mesmo, Ana, bom dia. Olha, desde o dia 14 de dezembro, 100 homens do Exército estão atuando no combate à dengue em parceria com os agentes de endemia de Aracaju. Eles vão de casa em casa, percorrem praças como essa, em bairros onde há muitos casos de dengue. Aí eles orientam os moradores, destroem focos do mosquito. A presença do Exército é importante, Ana, porque eles garantem que os agentes entrem nas casas, isso porque antes havia muita resistência dos moradores. E esse trabalho do Exército, ele continua mesmo no fim de semana, porque o mosquito não descansa, não é isso mesmo, Ana?

APRESENTADORA ANA LUÍZA GUIMARÃES: Não, e ninguém pode descansar também para evitar aí os focos do mosquito. Obrigada, Carla Suzanne. Agora, em Cuiabá, os vants é que entraram no combate ao mosquito, não é isso, Cristina Mayumi?

REPÓRTER CRISTINA MAYUMI: Isso mesmo. Bom dia. olha, algumas áreas aqui da cidade estão sendo monitoradas com o veículo aéreo não tripulado, o vant. Do alto, o equipamento consegue mapear mais de 500 quarteirões em apenas duas horas de sobrevoo. Os dados são encaminhados para os agentes de saúde, que vão até os locais para eliminar esses criadouros do mosquito. Em apenas um bairro aqui da capital foram monitorados mais de 1.500 focos da Aedes aegypti. Os casos de dengue, em Mato Grosso, cresceram bastante o ano passado. Foram 143% a mais, já passaram aí dos 28 mil casos. Chico e Ana.

APRESENTADOR CHICO PINHEIRO: Obrigado, Cristina.

Bom Dia Brasil
 

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!