Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
08 de janeiro de 2016
Total de 14 mortos por gripe AH1N1 na Costa Rica

A gripe H1N1 já matou 14 pessoas na Costa Rica durante o último mês, informaram nesta quarta-feira as autoridades de saúde, apesar de acharem que a situação não constitui evidência de uma emergência epidemiológica.

"Há 14 casos laboratorialmente confirmados de influenza do Instituto Costarriquenho de Pesquisa e Ensino em Nutrição e Saúde (Inciensa)" na Universidade de Costa Rica, disse em coletiva de imprensa o ministro da Saúde, Fernando Llorca.

O ministro acrescentou que outros cinco casos de mortes por complicações respiratórias são analisados pelo Inciensa para determinar se elas correspondem a infecções pelo vírus.

A presidente da Caixa Costarriquenha de Seguro Social (CCSS), Rocío Sáenz, disse na mesma coletiva de imprensa que o comportamento do vírus é esperado e não deve ser motivo de alarme.

"É o mesmo vírus de 2009 (ano da pandemia de influenza). O que varia é o momento em que está se apresentando. O comportamento dos vírus respiratórios no país não dá sinais para grandes preocupações", apontou Saénz.

No entanto, apelou à população para aplicar estritamente as medidas de prevenção, como lavar as mãos frequentemente e os protocolos para tossir e espirrar, a fim de evitar o agravamento do contágio.

Agence France Presse
 

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!