Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
11 de janeiro de 2016
Resultado de exame do caso de microcefalia por zika sai em 30 dias, Manaus

O resultado dos exames de confirmação do primeiro caso de microcefalia pelo vírus zika investigado no Amazonas será entregue dentro de 30 dias, segundo informação da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS). Outras 13 gestantes que apresentaram sintomas da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti estão sendo monitoradas pelos órgãos de saúde do Estado. A FVS confirmou o caso de microcefalia, divulgado pelo Ministério da Saúde na última terça-feira, e informou que trata-se de uma criança nascida no Instituto da Mulher Dona Lindu, com perímetro cefálico de 31 centímetros, no início do mês.

De acordo com o diretor-presidente da FVS, Bernardino Albuquerque, os exames de sangue feitos no bebê foram encaminhados para o centro de referência em Belém (PA).Bernardino, ainda, informou que as 13 grávidas que apresentaram os sintomas do vírus zika estão sendo acompanhadas. “No pré-natal é feito o monitoramento com o ultrassom do perímetro encefálico para observar a evolução do crescimento do crânio”, explicou.

Até ontem, os bebês das 13 gestantes, segundo ele, apresentam a evolução do crânio dentro da normalidade.

Crescimento - Em 24 horas, oito novos casos suspeitos de contrair o vírus do zika foram notificados. De acordo com dados divulgados, nesta quarta-feira, pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), foram notificados até o dia 4 de janeiro, 89 casos da doença. Desses, oito foram descartados e dois confirmados, com transmissão autóctone, aqueles infectados dentro do Amazonas. A secretaria informou que, dos 79 casos que permanecem em investigação, 13 são em gestantes.

D24Am

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!