Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
11 de janeiro de 2016
Vacinas estão em falta em Caxias do Sul, RS

A falta de vacinas na rede pública de Caxias do Sul preocupa gestantes e outros pacientes. O caso mais complicado é o da hepatite B, em falta em todos os postinhos e sem qualquer previsão de normalização por parte do Ministério da Saúde, responsável pelo repasse. Também não há vacina tetra viral (contra sarampo, caxumba, rubéola e varicela), mas as crianças têm sido imunizadas com a triviral (não protege contra varicela). A outra em falta é a dupla adulto (contra tétano e difteria), com previsão de retomada na segunda-feira.

Para amenizar a falta de doses contra hepatite B, a Secretaria Municipal da Saúde tem priorizado os recém-nascidos, já que a doença pode ser transmitida da mãe para o bebê. A secretária da Saúde, Dilma Tessari, tranquiliza: embora não hajam doses para a demanda das Unidades Básicas de Saúde, ainda há vacinas nos hospitais. Dilma garante que todos os recém-nascidos são imunizados.– Se vacinarmos quando nasce, não há ameaça significativa para o bebê – explica a secretária, acrescentando que a transmissão ocorre em casos em que a mãe tem a doença ativa.

A secretária explica que as doses contra hepatite B são produzidas pelo Instituto Butantan, de São Paulo, e repassadas às coordenadorias regionais de saúde pelo Ministério da Saúde. Em outubro, o ministério passou a diminuir as remessas contra hepatite B, e em dezembro a rede pública de Caxias não recebeu nenhuma dose. Quanto à falta de vacina tetra viral, sem previsão de volta do repasse, a secretária explica que como as crianças estão sendo imunizadas com a triviral, a dose contra varicela será aplicada quando o envio normalizar.

Pioneiro

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!