Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
11 de janeiro de 2016
Insuficiência de vacinas: Ministério da Saúde prevê normalização até fevereiro

O Ministério da Saúde explica que a insuficiência de vacinas é causada pela indisponibilidade dos produtos no mercado nacional e internacional. Em nota, a pasta dá um prazo até fevereiro para que a situação se normalize. “Além disso, os contratos do Ministério da Saúde com os laboratórios produtores de vacinas estão em andamento e os pagamentos em dia”, informou a assessoria de comunicação.

No caso da vacina contra a hepatite B, o último repasse foi em outubro do ano passado, quando o governo federal encaminhou mais de um milhão de doses para os Estados. No caso da vacina contra a difteria e o tétano, a pasta diz que comprou cerca de 20 milhões de doses para todo o país, mas ainda dependem de liberação da alfândega para só então serem enviadas para as secretarias estaduais de saúde. Isso deve acontecer até o fim deste mês.

Luciana Amorim, chefe da Divisão de Imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive/SC), diz que a justificativa usada por Brasília para a queda nos repasses a Santa Catarina é porque os laboratórios nacionais (como o Instituto Butatã, que fabrica vacina da hepatite B) estão enfrentando dificuldades na produção. Já os lotes de hepatite A são comprados no mercado externo e estão parados na alfândega. Depois a vacina ainda precisará passar por uma verificação de qualidade.

Diario Catarinense

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!