Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
12 de janeiro de 2016
Confirmados 156 casos de microcefalia no estado de SE

Já somam 156 casos de recém-nascidos acometidos por microcefalia em Sergipe. Os dados estão contidos no Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde publicado na sexta-feira, 8, e confirmados pelo secretário José Sobral, que, neste sábado, 9, esteve à frente da ação articulada pelo Governo do Estado para combater focos do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão desta e de outras doenças que já se constituem em epidemia em Sergipe. Segundo o secretário, verifica-se um aumento em torno de dez a 15 de novos casos semanalmente de microcefalia em Sergipe, um dado preocupante.

O secretário reconhece que a situação é realmente crítica, ao constatar elevado número de casos da doença no Estado. “Se você considerar que o pico da epidemia é março e abril, imagine como ela se antecipou e como ela vai se projetar e ampliar em tamanho e volume”, ressaltou, destacando a epidemia registrada em Itabaiana onde foram verificados 1.055 casos de virose variadas que podem estar relacionadas à dengue e chikungunya. As amostras já foram colhidas e estão sob análise laboratorial em Brasília para identificar se há a presença do zika vírus na região. “Sabemos que o zika está presente por conta da microcefalia, o que nós não conseguimos foi, este ano, isolar algum município ou alguma área onde ele esteja atuando”, enalteceu.

A Secretaria de Estado da Saúde continua aguardando os kits que vão diagnosticar o zika vírus que deverão ser liberados pelo Ministério da Saúde. Enquanto isso, os exames laboratoriais estão sendo realizados no Distrito Federal e no Piauí. O secretário explica que estes kits são fabricados exclusivamente por uma empresa norte americana.

http://www.infonet.com.br/saude/ler.asp?id=181586

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!