Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
12 de janeiro de 2016
Ministro da Saúde lança plano de combate ao Aedes aegypti no MA

Secretaria de Saúde já confirmou 105 casos de microcefalia no Estado.

O ministro da Saúde, Marcelo Castro, esteve nesta sexta-feira (8), em São Luís, para o lançamento do Plano Emergencial de Enfrentamento às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti no Maranhão, realizado no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, na capital.

Na ocasião, também houve a apresentação do Plano Nacional de Enfrentamento à microcefalia que visa intensificar as ações de combate ao mosquito. No Maranhão, já foram notificados, até o momento, 105 casos de microcefalia distribuídos em 48 municípios, desde o início do surto na região Nordeste, no segundo semestre de 2015.

O ministro se reuniu com o governador em exercício, Carlos Brandão (PSDB), e com os secretários estaduais e de vários municípios maranhenses.

Na ocasião, o governo do Estado também lançou o Plano Estadual de Combate ao Aedes aegypti e de Maior Assistência à Saúde aos Doentes de dengue, zika e febre chikungunya.

Segundo a Secretaria de Saúde do Estado (SES), o número de casos de dengue no Maranhão subiu de 3.527 em 2014 para mais de sete mil e 600 em 2015.

Na capital, o número de casos saltou de 972 para 2.143 nos últimos dois anos. O zika vírus teve 3.070 notificações no ano passado e, a febre chikungunya, 230.

Dos 105 casos de microcefalia no Estado, 34 foram de bebês de mães com suspeita de zika vírus durante a gravidez. A doença já é considerada um surto no Maranhão.

http://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/2016/01/ministro-da-saude-lanca-no-ma-plano-de-combate-ao-aedes-aegypti.html

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!