18 de outubro de 2016
OMS ajuda Cabo Verde na certificação como país livre da pólio
Cabo Verde recebe, de hoje até sexta-feira,21, uma missão técnica da Organização Mundial da Saúde, que vai ajudar o país na preparação da documentação a ser apresentada em novembro, para a certificação de erradicação da poliomielite no arquipélago. A missão, composta por membros da Comissão Regional de Certificação da pólio em África (CRCA) e da Equipe de Apoio Inter-Paises para a África Ocidental (IST-WA) da Organização Mundial da Saúde (OMS), quer que a apresentação da documentação de Cabo Verde seja “um exercício sucesso”.
Segundo a OMS, Cabo Verde foi identificado pela CRCA para apresentar o seu dossier para a certificação da erradicação da poliomielite, na próxima reunião da comissão entre 21 e 25 de novembro, em Yaoundé, Camarões, como resultado de “muitos esforços e desafios enfrentados” no combate a erradicação da doença.
De acordo com a mesma fonte, durante a visita de cinco dias, estão previstas sessões de trabalho na Cidade da Praia e visitas de terreno no interior da ilha de Santiago, com a finalidade de verificar a “exactidão e plenitude” da documentação, e indicar recomendações para sua melhoria e finalização.
A poliomielite é uma doença "altamente infecciosa", causada pelo pólio vírus que afeta principalmente as crianças com idade inferior a cinco anos. Este vírus invade o sistema nervoso central e, em poucas horas, pode causar a paralisia de um ou mais membros. Infecta apenas os seres humanos e transmite-se pela eliminação de fezes contaminadas que entram em contato directo com pessoas não vacinadas. Propaga-se rapidamente e o período de incubação varia entre 7 e 14 dias.
Segundo a OMS, Cabo Verde não notifica casos de poliomielite há mais de quinze anos consecutivos.
Fonte: Expresso das Ilhas Online