03 de novembro de 2016
Acre registra mais de 200 casos de hepatites B e C neste ano, diz Saúde
O Acre contabiliza um total de 227 casos das hepatites B e C do início de janeiro até o dia 1° deste mês, segundo levantamento feito pela Área Técnica de DST/Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre). De acordo com os dados, 185 são referentes à hepatite B e os outros 42 a C.
Em relação à hepatite B, Cruzeiro do Sul é o município acreano que contabiliza mais casos da doença neste ano – totalizando 56 notificações. Rio Branco está logo abaixo com 37 casos. Mâncio Lima e Rodrigues Alves, em seguida, têm 15 e 15 casos, respectivamente, conforme os dados. Em todo o ano passado, o estado teve 343 notificações.
Somente duas cidades acreanas registraram casos de hepatite B+D – também chamada de hepatite delta. A cidade de Cruzeiro do Sul, a segunda maior do estado, contabilizou seis registros da doença. Rio Branco teve cinco casos até 1° de outubro. Nos 12 meses de 2015, o estado registrou 30 tratamentos da doença.
A hepatite delta precisa do vírus B para contaminar alguém. Sua forma de transmissão, portanto, é semelhante àquele. O vírus delta pode ser adquirido junto com o B, dando uma infecção simultânea ou pode contaminar um indivíduo que seja portador do vírus B – podendo levar à cirrose e insuficiência hepática ou câncer de fígado.
http://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2016/10/acre-registra-mais-de-200-casos-de-hepatites-b-e-c-neste-ano-diz-saude.html