03 de novembro de 2016
Inspeção encontra bactérias em rio que abastece Salvador, BA
Uma inspeção da Vigilância em Saúde Ambiental (Visamb) da Prefeitura de Salvador detectou a presença de cianobactérias na bacia do Rio Joanes I, que serve ao Parque da Bolandeira, no bairro da Boca do Rio, onde ficam as Estações de Tratamento de Água Vieira de Mello e Theodoro Sampaio. A inspeção, feita pela primeira vez em Salvador, ocorreu nos últimos dias 19, 21 e 22 de outubro. Não há ainda informações sobre o nível de cianobactérias encontrado.
De acordo com a Portaria 2.914/2011, do Ministério da Saúde, nem todas as cianobactérias produzem cianotoxinas. Por isso, é necessário fazer uma análise da cianobactéria para detectar a presença de toxinas, cujo nível máximo aceitável na água é de 1 micrograma por litro. Segundo Ricardo Lourenço, subcoordenador da Visamb, no entanto, o que foi detectado foi um nível acima disso no manancial, antes de chegar à estação.
"No manancial, o nível é bem maior, o que impacta o tratamento da água. Para evitar que a cianotoxina chegue à rede de abastecimento, onde ela praticamente não deve existir, significa que vão ter que gastar muitos produtos químicos e esse gasto de material gera uma perda de qualidade da água. Quanto mais aditivos químicos você coloca, mais você impacta numa água que poderia ser mais pura", alerta Lourenço.
http://www.correio24horas.com.br/detalhe/salvador/noticia/inspecao-da-vigilancia-ambiental-encontra-cianobacterias-em-rio-que-abastece-salvador/?cHash=fbe45a4a3dc5199aeee495408823d28