Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
03 de novembro de 2016
Possível surto de catapora faz escolas pedirem alerta redobrado a pais; Campo Grande, MS

Suposto surto de catapora, ou varicela, em Campo Grande fez ao menos duas escolas particulares pedirem atenção redobrada para pais e professores para que nos primeiros sintomas crianças sejam encaminhadas para médicos e deixem de frequentar a aulas para cortar o ciclo de transmissão. A doença não é considerada grave, mas é altamente contagiosa, principalmente entre crianças.

Neste ano foram 56 casos de catapora notificados em Campo Grande, número nove vezes maior ao do ano passado, 2015, quando foram registrados só seis casos, conforme a SES. Mas, os dados nem podem ser parâmetro uma vez que muitos casos sequer chegam ao conhecimento das secretarias. A varicela é mais comum no inverno, época que pessoas ficam mais aglomeradas. A SES (Secretaria de Estado de Saúde) não confirma a existência de epidemia, mas médicos da rede pública também garantem que tem recebido mais casos nos últimos dias.

Os sintomas da catapora são: febre e mal-estar, além de pintas vermelhas espalhadas pelo corpo todo, que evoluem para crostas até a cicatrização.

http://www.campograndenews.com.br/cidades/capital/possivel-surto-de-catapora-faz-escolas-pedirem-alerta-redobrado-a-pais

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!