03 de novembro de 2016
Surto de Legionella spp. fecha hotel no Algarve, Portugal
Um surto de Legionela spp. obrigou ao encerramento do Hotel Adelaide, em Faro. Quatro pessoas foram infectadas pela bactéria, detectada na água da rede de abastecimento do edifício. Uma mulher, de 70 anos e nacionalidade inglesa, ainda está internada.
A suspensão da atividade foi decretada, ontem, dia em que as autoridades de saúde receberam as últimas análises, que confirmaram todas as suspeitas.
"Estamos perante um surto de Legionela spp ", confirmou a delegada regional de saúde do Algarve, Ana Cristina Guerreiro.
A decisão foi tomada pelo delegado de saúde do Agrupamento de Centros de Saúde Central e pela Autoridade da Segurança Alimentar e Económica (ASAE), uma vez que as análises efetuadas pela Unidade de Saúde Pública "revelaram forte positividade para a espécie legionella pneumophila, em diversos pontos da rede predial de abastecimento", acrescentou a Administração Regional de Saúde.
O primeiro caso foi detectado em julho e os outros no final de outubro. Os cinco doentes – três ingleses e um espanhol – estiveram hospedados na unidade hoteleira.
O alerta foi dado quando três turistas manifestaram os sintomas da doença dos legionários após o regresso aos países de origem. A mulher, que está internada no Hospital de Faro, tem "um quadro clínico estável e não suscita preocupações", garantiu a delegada regional de saúde.
Ao início da noite de ontem ainda havia hóspedes no "Adelaide", como testemunhou o JN. Nenhum responsável quis falar aos jornalistas. Para voltar a operar, terão de ser feitas novas análises à rede. Com menos de duas dezenas de quartos e duas estrelas, poderá ter de fazer obras, já que a canalização é antiga.
Alerta foi dado por três turistas hospedados no hotel.
Fonte: Jornal de Notícias