Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
04 de novembro de 2016
Acordo do clima aprovado em Paris entra em vigor

De mansinho, o acordo do clima do COP21, aprovado há menos de um ano em Paris por 195 países, entrou em vigor esta sexta-feira, 4 de novembro de 2016. É o primeiro acordo verdadeiramente global para tentar deter as alterações climáticas e a sua aplicação vai começar a ser debatida em Marraquexe, na COP22, dentro de três dias, entre dias 7 e 18 de novembro.

Para entrar em vigor, o acordo tinha de ser ratificado por 55 países representando pelo menos 55 por cento das emissões de gases de efeito de estufa. Acabou por ser tudo mais rápido do que os prognósticos mais otimistas, o que parece um bom sinal: as metas foram alcançadas em outubro e 92 dos 192 países que o assinaram também já o ratificaram.

"Esta entrada em vigor rápida é um sinal político claro sobre o facto de que todos os países do mundo estão comprometidos numa ação global decisiva contra as alterações do clima" regozijaram-se, em comunicado, Patrícia Espinosa, responsável da ONU pelo clima, e Salahedine Mezouar, ministro marroquino dos Negócios Estrangeiros e presidente da COP22.

Esta noite, a Torre Eiffel, o Arco do Triunfo e os cais do Sena, em Paris, serão iluminados de verde, em celebração. O mesmo irá suceder a monumentos em vários lugares do mundo, incluindo Marraquexe, Nova Deli, São Paulo e Adelaide.

"Um dia histórico para o planeta", saudou o Presidente da República francesa. Em Portugal, a associação ambientalista Zero tem ações em 12 locais para assinalar a entrada em vigor do acordo.

http://www.rtp.pt/noticias/mundo/acordo-do-clima-aprovado-em-paris-entra-em-vigor_n959372

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!