Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
08 de novembro de 2016
Após 1 ano, microcefalia e zika têm avanços e incertezas em Campinas, SP

Um ano após o vírus da zika se instalar em diversas regiões do país e gerar correria por repelentes, informação, diagnóstico e medo da microcefalia, Campinas (SP) tem motivos para se orgulhar. Pesquisadores da Unicamp seguem avançando nas descobertas sobre a relação do vírus com malformações neurológicas. Por outro lado, os bebês nascidos com microcefalia na cidade desde então seguem sob investigações e incertezas.

"A Unicamp criou uma rede multidisciplinar de enfrentamento desse problema do zika vírus, ela tem áreas de atuação desde pesquisas sobre a doença até o desenvolvimento de alternativas para tratamento, prevenção e combate do mosquito", explica o professor e virologista do Instituto de Biologia, José Luiz Modena.

Modena adiantou ao g1 que os pesquisadores já conseguiram descobrir os marcadores biológicos do vírus da zika em humanos, a partir da técnica que desenvolveram para localizar os marcadores nos mosquitos transmissores da doença. A novidade já está sendo patenteada e está em processo de publicação internacional, segundo o virologista. "Já temos hoje marcadores específicos de virus da zika em humanos que permitem diagnóstico dez vezes mais barato e em 20 minutos", revela o pesquisador.

http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2016/11/apos-1-ano-microcefalia-e-zika-tem-avancos-e-incertezas-em-campinas.html

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!