Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
08 de novembro de 2016
Saiba mais sobre a escarlatina, doença que causou um surto em colégio de Belo Horizonte, MG

Um dos principais sintomas da escarlatina, doença causada por bactéria e que causou um surto em colégio de Belo Horizonte, são manchas vermelhas na pele.

Apesar de estarmos na primavera, a divulgação de casos de escarlatina em um colégio de Belo Horizonte, em outubro deste ano, que resultou até em alerta emitido pela instituição de ensino, chama a atenção para os cuidados que se deve ter com essa doença que costuma acometer crianças e jovens de 5 a 15 anos. Assim como ocorreu na Inglaterra, em março, a doença comum do outono está atuando também nos dias quentes.

Causada pela bactéria Streptococcus pyogenes, a mesma que causa amigdalite e pneumonia, a doença tem os sintomas parecidos com os da rubéola (manchas vermelhas na pele, dor de garganta e febre), o que leva as pessoas a confundirem as duas. "Essa confusão se dá pelo fato de que na escarlatina a bactéria libera toxinas que provocam estas manchas, e como é pouco divulgada, muitos não têm conhecimento da doença", ressalta o médico Ismar Miranda, da Clínica Médica Popular.

A transmissão da doença é feita por meio da saliva ou da secreção nasal e atinge, principalmente, crianças em idade escolar, sendo que o período de incubação varia de um a 10 dias. "É muito importante redobrar os cuidados com a higiene, principalmente na assepsia das mãos, pois a doença é altamente contagiosa. Diante disso, evite compartilhar talheres e demais objetos, incluindo roupas, para prevenir toda e qualquer forma de contágio", alerta o especialista.

A principal forma de tratamento da escarlatina é o antibiótico penicilina. "Entretanto, se não for cuidada corretamente, pode desencadear doenças mais graves como meningite, pneumonia, febre reumática, entre outras", alerta Ismar Miranda. Para amenizar as dores de garganta – sintoma mais comum –, o paciente deve ingerir bastante água e líquidos quentes, além de umidificar o ar para evitar possíveis irritações das vias aéreas.

http://www.revistaencontro.com.br/app/noticia/atualidades/2016/11/04/noticia_atualidades,157943/saiba-mais-sobre-a-escarlatina-doenca-que-causou-um-surto-em-colegio.shtml

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!