Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
09 de novembro de 2016
Fiocruz reúne especialistas de 13 países no evento zika, RJ, até 11/11

Desde que o aumento de casos de microcefalia foi declarado pelo Ministério da Saúde como emergência nacional de saúde pública no Brasil, em 11 de novembro de 2015, o avanço do conhecimento científico permitiu confirmar que o vírus zika está associado não apenas a este quadro, mas a diversas malformações que atualmente caracterizam a síndrome da zika congênita. Também se tornou clara a associação do patógeno com manifestações neurológicas em adultos, como a síndrome de Guillain Barré, e os mecanismos através dos quais a doença danifica os neurônios são cada vez mais compreendidos.

Ao mesmo tempo, numerosos desafios persistem: ainda não se sabe com que frequência as malformações ocorrem ou que danos poderão ser observados no longo prazo; os testes de diagnóstico precisam ser aprimorados; tratamentos e vacinas devem ser desenvolvidos; e o controle do mosquito Aedes aegypti, principal transmissor do agravo, demanda ações efetivas.

O balanço dos esforços dos últimos 12 meses e as perspectivas para o futuro no enfrentamento da doença marcaram a abertura do evento internacionalZika, nesta segunda-feira (7/11). Promovido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Academia Nacional de Medicina (ANM) e Academia Brasileira de Ciências (ABC), o seminário ocorre até quinta-feira (10/11), na sede da ANM, no Rio de Janeiro. Os interessados em participar podem se inscrever no local, na Avenida General Justo, 365, no Centro, próximo ao Aeroporto Santos Dumont. Na programação estão previstos 60 pesquisadores, originários de 13 países.

https://agencia.fiocruz.br/fiocruz-reune-especialistas-de-13-paises-no-evento-zika

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!